Yu-Gi-Oh TCG

guía de juego

Guia: O que é Yu-Gi-Oh! TCG e como começar a jogar

, actualizado , Comment regular icon0 comments

Ainda não sabe jogar Yu-Gi-Oh! TCG? Venha conhecer um dos jogos de cartas mais divertidos do mundo, onde você irá duelar contra seus adversários em um jogo de estratégia, sorte e habilidade.

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

O que é Yu-Gi-Oh! TCG?

Yu-Gi-Oh! Trading Card Game é um jogo de cartas colecionáveis desenvolvido pela Konami em 1999. É baseado no jogo fictício de Duel Monsters criado pelo mangaká Kazuki Takahashi, que aparece em partes da franquia de mangá Yu-Gi-Oh! e é o principal foco da trama ao longo de suas várias adaptações de anime e séries spinoff.

Nesta emocionante competição dois duelistas disputam entre si usando seus decks, que contém uma variedade de cartas de Monstros, Magias e Armadilhas, para derrotar o oponente e ser o primeiro a deixar o adversário com 0 pontos de vida.

Ad

Explicarei a seguir tudo que você precisa saber para começar a diversão!

O que é preciso para duelar?

O item primordial que você precisa para jogar Yu-Gi-Oh! é com toda certeza o seu deck (baralho), onde você pode utilizar até 3 cópias de uma mesma carta. Além disso, algumas cartas têm seu uso Proibido, Limitado (1 cópia por deck) ou Semi-limitado (2 cópias por deck).

O deck principal de um duelista deve conter entre 40 e 60 cartas, e nele pode-se utilizar cartas de monstro, magia ou armadilha conforme seu gosto. Há também o deck adicional, onde você pode utilizar até 15 cartas de Monstros de Fusão, Monstros Xyz, Monstros Sincro e Monstros Link.

Além disso, também existe o deck auxiliar, com cartas que você pode usar para fazer alterações em seu deck. Depois de cada duelo em uma partida, você pode trocar qualquer carta do deck auxiliar por cartas do deck principal ou adicional para adaptar sua estratégia à do oponente. O número de cartas no seu deck auxiliar não pode ser maior que 15.

Algumas cartas podem exigir que você lance uma moeda ou role um dado, então, se você utilizar alguma dessas cartas, certifique-se de tê-los sempre à mão. Outras cartas requerem marcadores para marcar diversas informações como o número de turnos ou o ataque de um monstro, clipes ou até mesmo um dado podem ser utilizados para isso.

Outra coisa que você pode precisar é de uma ficha, que são usadas para representar monstros que podem ser criados por efeitos de cartas. Qualquer objeto usado como ficha deve ter duas posições em que possa ser usado para indicar claramente sua posição de batalha.

Por fim, uma calculadora é sempre bem-vinda para marcar os seus pontos de vida, mas você também pode utilizar uma folha de papel para anotá-los.

Conhecendo o Tapete de Duelo

O tapete de duelo serve para organizar as cartas durante um duelo, uma vez que diferentes tipos de cartas são colocadas em diferentes zonas. Cada duelista precisa ter seu próprio tapete de duelo e colocá-los frente a frente para começar a partida. Este espaço combinado é conhecido como “o campo”. As cartas que você “controla” são aquelas que estão no seu lado do campo.

Image content of the Website

Zonas de Monstros Principais

Este é o lugar onde você coloca seus monstros quando eles são usados. Você pode ter até 5 cartas aqui. Existem 3 maneiras principais de posicionar suas cartas de monstro: com a face para cima em posição de ataque; com a face para cima em posição de defesa; com a face para baixo em posição de defesa.

Posicione a carta na vertical para posição de ataque e na horizontal para posição de defesa.

Zona de Magias e Armadilhas

Este é o lugar onde você coloca suas cartas de magia e armadilha. Você pode ter até 5 cartas aqui. Você pode colocá-los aqui com a face para cima, para ativá-los, ou com a face para baixo. Uma vez que as cartas de magia precisam ser colocadas aqui quando são ativadas, nenhuma carta de magia pode ser lançada caso todos os 5 espaços estiverem ocupados. Dentro dessas zonas há também as zonas pêndulo, que ficam nas duas extremidades e são marcadas com uma seta azul no lado esquerdo e uma seta vermelha no lado direito.

Ad

Zona de cartas de Campo

Cartas de magia especiais, chamadas cartas de magia de campo, são colocadas aqui. Somente 1 carta de campo pode estar ativa por vez em seu lado do campo. Cartas de magia de campo não contam para o limite de 5 cartas da sua zona de magias e armadilhas.

Cemitério

Quando uma carta de monstro é destruída ou quando cartas de magia e armadilha são usadas, elas são enviadas para este espaço com a face para cima.

O conteúdo do cemitério dos dois duelistas é de conhecimento público, logo, seu oponente pode verificar seu cemitério a qualquer hora durante o duelo. A ordem das cartas do cemitério não pode ser alterada.

Zona do Deck

Seu deck deve ser colocado com a face para baixo neste local. É daqui que os duelistas compram suas cartas para adicionarem para suas mãos.

Se um efeito de carta exigir que você revele alguma carta do seu deck ou procure por alguma carta nele, embaralhe-o e coloque-o de volta neste local depois de resolver o efeito.

Zona do Deck Adicional

Coloque-o com a face para baixo aqui. Você pode olhar as cartas do seu deck adicional a qualquer momento. Esta área anteriormente era para o deck de fusão. Qualquer efeito de carta que se aplique ao deck de fusão agora se aplica ao deck adicional.

Zona de Monstros Adicionais

Existem 2 zonas de monstros adicionais, que não pertencem a nenhum jogador no início do duelo, mas que podem ser usadas ao longo do duelo por ambos.

O jogador só pode usar uma zona de monstros adicionais por vez, a menos que realize um Link Extra. Apenas Monstros de Fusão; Monstros Xyz, Monstros Sincro e Monstros Link podem ocupar essa zona.

Yu-Gi-Oh!: Tipos de Cartas

No Yu-Gi-Oh! TCG você usa 3 tipos principais de cartas: Cartas de Monstro, Cartas de Magia e Cartas de Armadilha. Além disso, cada tipo de carta é dividido em subcategorias.

Cartas de Monstro

A melhor forma de identificar a categoria de um monstro é ficar atento à cor do fundo da carta. Para facilitar o aprendizado, vamos começar pelos monstros que ficam em seu deck principal: Monstros Normais tem o fundo na cor amarela; Monstros de Efeito tem o fundo na cor laranja; e Monstros de Ritual tem o fundo na cor azul.

Loading icon

Agora é a vez dos seus monstros do deck adicional: Monstros de Fusão tem o fundo na cor roxa, Monstros Xyz tem o fundo na cor preta, Monstros Sincro tem o fundo na cor branca; e Monstros Link tem o fundo na cor azul.

Loading icon

Existem também os Monstros Pêndulo, que podem ser ativados da sua mão como uma carta de magia, colocando-o numa das zonas de pêndulo.

Para identificá-los, basta observar que eles tem a metade de baixo da carta na cor verde para indicar que também podem ser utilizados como cartas de magia, mas a metade de cima das cartas pode variar, uma vez que existem monstros pêndulo normais, de efeito, xyz, sincro e fusão.

Loading icon

Ad

Cartas de Magia

As cartas de magia normalmente só podem ser ativadas durante a sua fase principal e auxiliam com seus diferentes efeitos.

Cartas de magia possuem muitos efeitos poderosos, como a capacidade de destruir outras cartas ou aumentar o poder dos monstros. Guarde essas cartas em sua mão até que você possa conseguir tirar o melhor delas. Essas cartas de magia tem o fundo verde.

Existem diferentes tipos de cartas de magia: Magias Normais; Magias de Ritual; Magias Contínuas; Magias de Equipamento; Magias de Campo e Magias Rápidas.

Loading icon

Cartas de Armadilha

As cartas de armadilha vão ajudá-lo com diferentes efeitos, assim como as cartas de magia. A grande diferença entre elas é que você pode ativar cartas de armadilha durante o turno do seu oponente e, cartas de armadilha devem ser colocadas em campo com a face para baixo, só podendo ser ativadas no próximo turno.

Muitas cartas de magia possuem efeitos ofensivos, mas as cartas de armadilha geralmente têm efeitos defensivos, podendo surpreender seu oponente, atrapalhando seus ataques e suas estratégias. As cartas de armadilha tem o fundo rosa.

Existem diferentes tipos de cartas de armadilha: Armadilhas Normais; Armadilhas contínuas; e Armadilhas de Resposta.

Loading icon

Como duelar no Yu-Gi-Oh!

Uma partida de Yu-Gi-Oh! é dividida em 3 duelos, chamados de “melhor de 3”. Um duelo acaba quando um dos duelistas vence ou em caso de empate. O vencedor da partida é aquele que vencer 2 duelos primeiro.

Cada duelista começa um duelo com 8.000 pontos de vida. Você ganha o duelo se: reduzir os pontos de vida do seu oponente a 0; se seu oponente não for capaz de comprar uma carta; ou se o efeito de uma carta diz que você venceu.

Se você e seu oponente chegarem a 0 pontos de vida ao mesmo tempo, é declarado um empate.

Preparando-se para o Duelo

Cumprimente seu oponente e embaralhe bem seu deck. Depois você pode embaralhar e cortar o deck do seu oponente.

Depois de cortar, posicione os decks com a face para baixo nas zonas do deck adequadas no campo. Tanto o deck principal quanto o deck adicional devem ser posicionados com a face para baixo.

Os dois duelistas mostram um ao outro a quantidade de cartas em seu deck auxiliar, confirmando que eles possuem 15 cartas ou menos. Após trocar cartas do deck principal por cartas do deck auxiliar, ambos devem conter a mesma quantidade de cartas que tinham quando o primeiro duelo foi iniciado.

Tire pedra, papel ou tesoura, lance uma moeda ou jogue um dado. O vencedor decide se começa ou não o duelo. Nos próximos duelos, o perdedor do duelo anterior escolhe quem começa. Em seguida, cada duelista compra 5 cartas do topo do seu deck: esta é sua mão inicial.

Estrutura do turno

Um duelo segue uma sequência de turnos que são divididos em fases.

Image content of the Website

Ad

Fase de Compra

Essa é a primeira fase. O duelista do turno compra 1 carta do topo do seu deck (exceto no primeiro turno do duelo). Um duelista sem nenhuma carta restante no seu deck e, portanto, incapaz de comprar, perde o duelo. Depois de comprar, cartas de armadilha, cartas de magia rápida e efeitos rápidos de monstro podem ser ativados antes de você prosseguir para a fase de apoio.

Fase de Apoio

Algumas cartas têm efeitos que ativam ou custos que você deve pagar na fase de apoio. Se você não tiver nenhuma dessas cartas no campo, ainda pode ativar cartas de armadilha, cartas de magia rápida e efeitos rápidos de monstro antes de prosseguir para a sua fase principal 1.

Fase Principal 1

Essa é a fase onde você utiliza a maioria das suas cartas: você pode fazer uma invocação normal, baixar, invocações especiais ou mudar a posição de batalha dos monstros; ativar efeitos de cartas; e baixar cartas de magia e armadilha.

Essas ações podem ser feitas na ordem que você quiser, mas algumas ações têm restrições.

Fase de Batalha

Agora é a hora de batalhar com seus monstros! No primeiro turno de cada duelo, você não pode entrar na fase de batalha, mas nos turnos seguintes, caso não haja cartas de monstro no campo do seu oponente, você pode declarar um ataque direto aos pontos de vida dele. Você não precisa conduzir sua fase de batalha todo turno, mesmo se houver um monstro no campo adversário.

A fase de batalha é dividida em 4 etapas, que são: Etapa Inicial, Etapa de batalha, Etapa de Dano e Etapa Final. A etapa de batalha e etapa de dano são repetidas toda vez que você ataca com um monstro.

Fase Principal 2

Se você conduziu sua fase de batalha, seu turno em seguida avança para a fase principal 2. As ações que você pode realizar nesta fase são as mesmas que na fase principal 1. Use esta fase para se preparar para o turno do oponente.

Fase Final

Anuncie o fim do seu turno e, se houver alguma carta no campo que diz algo como: “...durante a fase final…” em seu texto, resolva o efeito nesta fase. Se você tiver mais que 6 cartas na mão no final desta fase, descarte cartas de sua escolha para o cemitério até que tenha apenas 6 cartas na sua mão.

Finalizando

Existem outras regras no Yu-Gi-Oh! que você aprenderá conforme seguir duelando. Para obter mais informações continue acompanhando nossos artigos, a Cards Realm agradece!