Introdução
Crystron é um arquétipo focado na invocação-sincro formado por monstros do tipo Máquina e atributo Água. Seus designs são baseados em diferentes minerais (a maioria variedades de quartzo) e nos símbolos das constelações chinesas.
A estratégia do arquétipo foca em realizar invocações-sincro através do efeito de seus monstros, seja no seu próprio turno ou até mesmo no turno do oponente.
Confira abaixo como funciona o deck Crystron!
Decklist
Deck Principal
![Loading icon](https://cdn.cardsrealm.com/images/carregando.gif)
Ad
Crystron Tristaros é um dos novos suportes do arquétipo e se destaca por ser o principal Tuner da estratégia. Além de ser uma peça importante de seu campo final, “Tristaros” também é muito importante durante seu combo, já que pode usar seu efeito para desviar das interações do oponente.
![Loading icon](https://cdn.cardsrealm.com/images/carregando.gif)
O deck possui três principais starters e todos eles giram em torno da sua nova carta de magia, Crystron Inclusion, que é uma ROTA em campo e no cemitério pode se banir para re-invocar um Crystron do seu cemitério. Quanto aos demais, Crystron Smiger pode se banir do cemitério para adicionar uma magia ou armadilha do arquétipo, e Speedroid Terrortop pode buscar o Speedroid Taketomborg para você acessar o Cherubini, Ebon Angel of the Burning Abyss, que poderá enviar um de seus monstros de nível 3, como o Crystron Smiger, para o cemitério.
![Loading icon](https://cdn.cardsrealm.com/images/carregando.gif)
Aqui temos cards que podem ser starters ou extenders, mas que diferente dos cards acima, não são “1 card combo”. Crystron Sulfefnir e Tidal, Dragon Ruler of Waterfalls são capazes de invocar um Crystron direto do seu deck e de enviar um monstro Crystron do seu deck para o cemitério, respectivamente. Já o Crystron Sulfador é capaz de enviar 2 cartas Crystron do deck para o cemitério, e devido a isso é um dos melhores cards de consistência do arquétipo.
![Loading icon](https://cdn.cardsrealm.com/images/carregando.gif)
Essas são as cartas Crystron que você menos quer comprar, pois é sempre melhor acessá-las durante o combo. Crystron Thystvern é um buscador e monstros e um dos principais alvos do efeito do Crystron Sulfador. Crystron Citree e Crystron Cluster são peças fundamentais de sua mesa final.
![Loading icon](https://cdn.cardsrealm.com/images/carregando.gif)
Foolish Burial pode ser tanto um starter quanto um extender e tem uma função parecida com o Tidal, Dragon Ruler of Waterfalls, mas é ainda melhor, já que é um dos 1-card combo do deck.
Called by the Grave está aqui para te dar uma proteção a mais de interações do oponente, e a Forbidden Droplet é um excelente boardbreaker e está aqui para ser um out para cards problemáticos como Abyss Dweller, por exemplo.
![Loading icon](https://cdn.cardsrealm.com/images/carregando.gif)
As demais techs são as principais handtraps do formato: Ash Blossom & Joyous Spring, Effect Veiler e Infinite Impermanence são bastante genérica e funcionam contra a maioria dos decks do jogo, enquanto Nibiru, the Primal Being é uma grande arma contra os melhores decks do formato.
Deck Adicional
![Loading icon](https://cdn.cardsrealm.com/images/carregando.gif)
Crystron Eleskeletus é o responsável pela sua reciclagem de recursos ao recuperá-los do cemitério ou banimento. Além disso, é uma peça importante durante seu combo, já que geralmente é através de seu efeito que o “Tristalos” retorna ao campo para ser uma interação no turno do oponente.
Ad
Crystron Quariongandrax é o boss monster do Crystron, e seu efeito é muito forte contra a maioria dos decks, sejam eles os de estratégias que mantém o follow-up no cemitério ou as que fazem spam de monstros em campo.
![Loading icon](https://cdn.cardsrealm.com/images/carregando.gif)
Cyber Dragon Infinity é a interação mais “segura” do seu campo final, e o Crystron consegue acessá-lo de forma muito consistente devido ao forte spam de monstros de nível 5, que dá acesso ao Cyber Dragon Nova.
Quanto ao Invoked Mechaba, ele está aqui para ser um alvo do efeito do Cyber Dragon Nova, caso seu oponente interaja com ele de forma a retirá-lo de campo antes da invocação do Cyber Dragon Infinity.
![Loading icon](https://cdn.cardsrealm.com/images/carregando.gif)
F.A. Dawn Dragster é um dos cards mais importantes em seu extra deck, pois além de ser um negate de magias e armadilhas, costuma ser usado como material para você invocar o boss monster Crystron Quariongandrax.
Samurai Destroyer está aqui principalmente para situações onde seu oponente ativa o Nibiru, the Primal Being enquanto você tem o Crystron Tristaros em campo. Dessa forma, o “Tristaros” pode ativar seu efeito para invocar o Samurai Destroyer, que ao ser tributado, poderá devolver um de seus monstros Máquina do cemitério para o campo.
Navy Dragon Mech é um card útil para lidar com monstros como os Kashtira, e, além disso, pode ser um bom out para cards com efeito contínuo.
![Loading icon](https://cdn.cardsrealm.com/images/carregando.gif)
Aqui temos um pacote de Sincros que não são essenciais, mas podem ser úteis em situações específicas: Accel Synchron te garante uma camada a mais de invocações-sincro durante o turno do seu oponente; Satellite Warrior é um bom finalizador de jogos; e Centur-Ion Legatia é um out interessante para cards com um ATK alto, com a vantagem de ainda te garantir 1 card a mais na mão.
![Loading icon](https://cdn.cardsrealm.com/images/carregando.gif)
Clockwork Knight é extremamente importante para a consistência do deck, pois é através dele que você coloca monstros Crystron com 1000 ou menos de ATK no cemitério com facilidade, e é ele que torna o Crystron Smiger um 1-card combo.
Cherubini, Ebon Angel of the Burning Abyss é mais uma peça fundamental para a consistência do deck, já que é através dele que o Speedroid Terrortop é um 1-card combo.
S:P Little Knight é um card muito interessante para going second, onde pode forçar interações do oponente ou até mesmo quebrar seu campo.
Objetivo do Crystron
O Crystron é capaz de colocar 3 interações em sua zona de monstros e 1 na zona de magia/armadilha. Sua mesa final é: Cyber Dragon Infinity, Crystron Tristaros e Crystron Citree em sua zona de monstros; Crystron Cluster em seu backrow.
Combo Padrão
Deixarei a seguir o combo padrão se você abrir com Crystron Inclusion:
Ad
> Primeiramente, ative a Crystron Inclusion e use seu efeito para adicionar o Crystron Sulfador do seu deck à sua mão;
> Agora, ative o efeito do Crystron Sulfador para destruir a Crystron Inclusion e se invocar da sua mão;
> Ao invocar o Crystron Sulfador, utilize seu efeito para enviar o Crystron Thystvern e o Crystron Sulfefnir do seu deck para o cemitério;
> Ative o efeito do Crystron Thystvern no cemitério, bana-o e adicione o Crystron Smiger do seu deck à sua mão;
> Ative o efeito do Crystron Sulfefnir descartando o Crystron Smiger em sua mão para invocá-lo e destruir ele mesmo em seguida;
> Ative o efeito do Crystron Sulfefnir ao ser destruído para invocar o Crystron Tristaros direto do deck;
> Ative o efeito do Crystron Smiger no cemitério, bana-o e adicione a Crystron Cluster do seu deck à sua mão;
> Utilize-o Crystron Tristaros e Crystron Sulfador como matéria para invocar o Crystron Eleskeletus;
> Ao invocar o Crystron Eleskeletus, utilize seu efeito para adicionar o Crystron Smiger do cemitério à sua mão;
> Agora, utilize o efeito do Crystron Tristaros no cemitério, bana-o e destrua o Crystron Eleskeletus para invocar Crystron Sulfefnir e Crystron Citree do seu deck;
> Em seguida, ative o efeito do Crystron Eleskeletus ao ser destruído para invocar o Crystron Tristaros que acabou de ir para o banimento;
> Ative o efeito da Crystron Inclusion no cemitério, bana-a e faça a invocação-especial do Crystron Sulfador do seu cemitério;
> Utilize Crystron Sulfador e Crystron Sulfefnir como matéria para invocar o Cyber Dragon Nova;
> Em seguida, utilize o Cyber Dragon Nova como matéria para invocar o Cyber Dragon Infinity;
> Para finalizar, baixe a Crystron Cluster e encerre seu turno.
Dessa forma, seu campo terminará assim:
![Image content of the Website](https://cdn.cardsrealm.com/images/uploads/10272-171721414159444262-1739552651.jpeg)
Principais Matchups do Formato
O going first do Crystron é capaz de lidar até mesmo com os melhores decks do formato, como o Maliss e as variantes de Ryzeal, principalmente quando você tem handtraps além de sua mesa final. Apesar disso, é necessário conhecer bem o deck adversário para interagir da forma correta, uma vez que você precisa utilizar muito bem seus recursos para acessar as melhores interações possíveis.
O going second do deck não é tão ruim, uma vez que combinações de cards de engine te permitem forçar interações do campo do oponente, e às vezes até puni-las. Além disso, o bom número de techs que o deck utiliza é mais um fator que melhora sua capacidade de jogar em segundo.
Apesar de ser uma opção interessante para o formato atual, o deck pode sofrer por conta das techs que estão em alta no momento, já que cards como Artifact Lancea e Chaos Hunter estão bastante populares por causa do Maliss, e são techs que também counteram o Crystron. Além disso, o going second contra Ryzeal e suas variantes é bem perigoso, já que esses decks têm acesso ao Abyss Dweller, que é capaz de “desligar” o turno do Crystron. Devido a isso, é importante ter um plano para se anular esses counters.
Ad
Conclusão
E aí, o que acharam do deck? Espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre ele e que se divirtam bastante com ele.
Fique à vontade para dar sua opinião nos comentários.
A Cards Realm agradece sua colaboração!
— Comentarios0
Se el primero en comentar