Magic: the Gathering

Card Highlight

Carta Destaque: All That Glitters no Pauper

, Comment regular icon0 comments

Commander Masters chega trazendo vários downgrades interessantes para o Pauper. No artigo de hoje falarei sobre uma dessas cartas, All That Glitters, e seu potencial no formato.

Edit Article

Sobre a Carta

O setCommander Masterslink outside website nos agraciou com um “Pauper Masters Oculto” na coleção, trazendo várias novas adições para o Pauper - dentre as quais podemos destacar All That Glitters como uma das mais interessantes.

No artigo hoje irei falar sobre onde essa carta pode se encaixar no formato, destacando as principais estratégias que podem extrair o máximo de valor que All That Glitters pode oferecer, além de mostrar algumas ideias iniciais de decklists com a nova carta.

Ad

Loading icon

All That Glitters é um encantamento aura que custa que dá +1/+1 para a criatura encantada para cada artefato e encantamento que você controla.

Uma carta que sozinha pode parecer inofensiva, mas se olharmos para o Pauper podemos ver o quão impactante essa carta pode ser em um formato onde temos dois decks focados em auras e uma base de artefatos extremamente poderosa, e que é utilizada em uma grande variedade de estratégias.

All That Glitters no Pauper

O formato atualmente é todo voltado para estratégias que envolvem artefatos, seja como parte fundamental da estratégia, como no Affinity, ou apenas como peças que melhoram alguns decks, como é o caso dos decks que incorporaram o Deadly Dispute e alguns artefatos apenas pelo valor que essa sinergia gera.

Loading icon

Affinity é o arquétipo que melhor utiliza os artefatos em seu favor, possuindo criaturas que pode fazer praticamente de graça como Myr Enforcer e Frogmite.

Talvez possa parecer difícil para o Grixis Affinity incorporar All That Glitters, mas nada impede que outras versões que já existiram retornem, como o antigo Jeskai Affinity, por exemplo, uma versão que deixa de lado o plano Control e caminha mais próximo de um aggro, utilizando criaturas como Ardent Recruit e Thraben Inspector.

Loading icon

Essa versão pode voltar a utilizar Fling como win condition sacrificando uma criatura encantada com All That Glitters ou até mesmo utilizar Gingerbrute, que tem uma espécie de evasão, para poder atacar e finalizar o oponente.

Outra criatura que poderá interagir bem com a nova carta é o Kenku Artificer, que é usado no Affinity para transformar as lands indestrutíveis em criaturas 3/3 com voar. Imagine um 10/10 com voar e indestrutível.

Loading icon

Outro deck envolvendo artefatos que pode incorporar a nova carta é o UW Cyborgs, um deck que se parece com o Jeskai Affinity, mas que confia mais em pequenas criaturas como Auriok Sunchaser e Glint Hawk para agredir o oponente.

A lista também faz uso de Ornithopter, que é um excelente alvo para All That Glitters.

Loading icon

Mas não é só nos decks de artefato que essa carta pode brilhar. Os aggros focados em auras também poderão utilizá-la.

Bogles e Mono-White Heroic são decks semelhantes, cada com suas características próprias, mas ambos podem incorporar All That Glitters, podendo até mesmo adotar as lands artefato para maximizar o poder da nova aura. O Heroic ganhará mais poder de fogo e consistência, abraçando de vez criaturas como Vault Skirge.

Loading icon

No Bogles, além das auras brancas, também temos as auras verdes como Rancor e Ancestral Mask. Com All That Glitters o deck ganhará mais uma peça que acelera seu plano de jogo. O problema aqui é ajustar a proporção correta entre Ancestral Mask e a nova carta de forma que o deck não acabe por perder consistência.

Não acho que Ancestral Mask deixará de ser usada, pois é uma carta bem poderosa e que pode finalizar o jogo muitas vezes. Acredito que Ethereal Armor, pelo seu baixo custo, deva manter as quatro cópias e que Mask e Glitters dividam slots.

Ad

Quanto à base de mana não vejo muito espaço para utilizar muitas lands artefato, pois isso abre espaço para que o deck tome hate desnecessário, mas talvez usar algumas cópias de Thornglint Bridge não seja um problema e possa melhorar o uso da aura.

Loading icon

All That Glitters e seu impacto no Pauper

O Pauper não vive um momento muito fácil. Algumas estratégias específicas têm moldado o formato desde Modern Horizons 2.

Affinity se tornou um deck absurdamente consistente com a chegada das bridges e foi ganhando mais e mais cartas ao mesmo tempo em que sofreu múltiplos banimentos, mas mesmo assim se manteve no topo do formato.

All That Glitters pode proporcionar uma nova invasão de estratégias que abusem de artefatos no formato, principalmente estratégias envolvendo Kenku Artificer e as lands indestrutíveis, mas não acredito que o Affinity possa se tornar mais opressor do que já é. O arquétipo perdeu todas suas cartas mais eficientes, e mesmo que volte a utilizar Fling, há muitas maneiras de lidar com isso.

O Pauper também possui ferramentas eficientes para lidar com artefatos e já se adaptou para isso. Então mesmo que o formato enfrente uma nova crescente do Affinity, há cartas como Cast into the Fire e Dust to Dust para lidar com as lands indestrutíveis.

Loading icon

Quanto ao Auras e Heroic, não vejo como esses decks possam se tornar opressores. O Mono-White ganhará um upgrade, mas ainda necessita de cartas mais poderosas para se tornar uma grande ameaça.

Já o Bogles, que é um deck que está mais bem posicionado atualmente, possui seus predadores naturais e ainda poderá ser regulado e mantido sob controle.

Acredito que possam surgir mais estratégias que tentem englobar tanto os artefatos como as auras, mas somente os testes poderão dizer se algum deck novo irá surgir.

Conclusão

All That Glitters é uma excelente adição para o formato e que vem junto de outras cartas que prometem mudar o metagame pauper completamente. Outros decks Aggro, fora Mono-Red, terão uma nova chance e poderão surgir novas estratégias voltadas para artefatos. Ainda é necessário testar essas possibilidades para ver o que realmente essa carta trará de mudanças, mas estou bem ansioso e cheio de ideias.

Chegando ao fim de mais um artigo, espero que tenham gostado! Não se esqueça de deixar suas dúvidas nos comentários. Até a próxima!