Introdução
Efeitos persistentes funcionam como um tipo de floodgate, mas ao contrário das convencionais, se caracteriza como um efeito que se aplica mesmo que a carta não esteja mais no campo. Dessa forma, esses efeitos só podem ser negados no exato momento de sua ativação, não podendo ser afetados após resolver.
Assim, no artigo de hoje vou mostrar os 10 melhores cards de efeitos persistentes do Yu-Gi-Oh! TCG!
Melhores Cards de Efeitos Persistentes do Yu-Gi-Oh! TCG
Abyss Dweller
Ad
Para abrir a lista temos o Abyss Dweller, que é um dos melhores xyz’s classe 4 do Yu-Gi-Oh! e conta com um dos mais fortes efeitos persistentes do jogo, que foi de grande relevância durante o formato tier 0 do Tearlaments.
Apesar de não estar em alta no formato atual, “Dweller” merece uma vaga nesta lista devido sua relevância no passado (e provavelmente futuro) do Yu-Gi-Oh!.
Archnemeses Eschatos
Archnemeses Eschatos proporciona um lock baseado em um tipo de monstro declarado no momento da ativação do seu efeito. Atualmente, os principais decks do formato são formados por monstros Pyro (Snake-Eye) e Dragon (Tenpai), fazendo com que o lock do “Eschatos” seja bastante muito interessante para counterá-los.
O grande problema do card como opção para o formato atual é que não existe um deck forte o suficiente para colocá-lo em campo com consistência.
Archnemeses Protos
Recém-saído da banlist e cotado a um dos maiores problemas do jogo no início do formato, Archnemeses Protos possui um lock similar ao do seu companheiro de arquétipo Archnemeses Eschatos, mas baseado em um atributo de monstro declarado no momento da ativação do seu efeito ao invés de um tipo.
Uma vez que os principais decks do formato são formados por monstros do atributo Fogo (Snake-Eye e Tenpai) e os demais tier 1 são formados por monstros do atributo Luz (Voiceless Voice e Melodious), “Protos” se torna bem mais forte.
Porém, é mais um card que ainda não conta com uma estratégia eficiente para invocá-lo facilmente.
Heat Wave
Heat Wave vem sendo bastante popular nos side decks do Tenpai, sendo uma opção de card going first para este deck. Uma vez que o Tenpai faz bem pouco ao jogar primeiro e os adversários costumam mandá-lo começar a partida a partir do game 2, ao utilizar a Heat Wave você garante que seu oponente não conseguirá jogar em seu turno. Assim, será praticamente como se seu oponente tivesse começado a partida, mas será ainda mais fácil quebrar seu campo.
Hot Red Dragon Archfiend King Calamity
Hot Red Dragon Archfiend King Calamity sempre é um problema para o jogo quando está presente no metagame, e seu banimento é bastante solicitado pelos jogadores. Isto porque ele possui um efeito persistente que praticamente garante a vitória ao seu controlador, sendo considerado um FTK pelos jogadores.
E como se não fosse o bastante, a ativação deste efeito não pode ser respondida.
Gimmick Puppet Nightmare
Gimmick Puppet Nightmare é mais um lock considerado um FTK, e é a maior arma do Branded Despia, um dos principais rogues do formato. O lock consiste em utilizar o Albion the Sanctifire Dragon para invocar o Gimmick Puppet Nightmare no campo do oponente, impedindo-o de realizar invocações-especiais.
Harpie's Feather Storm
Harpie's Feather Storm é mais um card bastante injusto desta lista, e só não é considerado um FTK porque o único deck relevante a utilizá-lo é o Floowandereeze, que apesar de ter um estilo de jogo opressivo, não finaliza as partidas com tanta facilidade, dando a oportunidade do oponente se recuperar.
Ad
Um ponto que destaca a Harpie's Feather Storm dos demais “locks” é que a maioria deles são acessados via combo, podendo ser interrompidos por handtraps. Enquanto a Harpie's Feather Storm pode ser comprada, acessada por cards de consistência e uma vez em mãos, não pode ser negada por handtraps.
Droll & Lock Bird
Droll & Lock Bird é uma das handtraps mais populares do jogo e sempre que está em alta no formato, gera grandes discussões sobre um possível banimento, sendo considerada injusta por muitos e necessária por outros.
A verdade é que o Droll & Lock Bird é muito forte contra decks que precisam fazer muitas buscas para combar, tanto que vem influenciando no design de novos arquétipos, onde muitos possuem efeitos que permitem combar jogando em volta de um possível “Droll” do oponente.
Dimension Shifter
Dimension Shifter é mais um card que os jogadores pedem por seu banimento, por ser capaz de desligar completamente o cemitério, uma mecânica muito presente no jogo. Além de afetar a engine dos decks, o card também impede a ativação de handtraps que precisam ser enviadas para o cemitério como custo.
Dessa forma, “Shifter” é considerado injusto por ser uma carta que interfere bastante na interatividade do jogo, além é claro de ter um efeito que dura por dois turnos.
Dimensional Barrier
Para finalizar a lista temos a Dimensional Barrier, outro card muito cotado à banlist há muito tempo e que está muito bem posicionada contra o metagame.
Apesar de não afetar o Snake-Eye, é extremamente forte contra Tenpai (Sincro), Voiceless Voice (Ritual) e Melodious (Fusão). Além, é claro, de ser bastante opressiva contra outros decks abaixo do tier 1.
O card é tão relevante no formato que obriga os jogadores a construírem sua decklist de forma a ter jogadas para realizar caso sejam atingidos por ela, ou até usar 1 cópia dela mesmo no going second como um alvo da Crossout Designator.
Conclusão
Concordam com nossa lista? Vocês usam alguma dessas cartas em seus decks? Nos contem nos comentários.
Para obter mais informações sobre o universo Yu-Gi-Oh! TCG, continue acompanhando nossos artigos.
A Cards Realm agradece sua colaboração!
— Commenti0
Diventa il primo a commentare