Sobre o Superheavy Samurai
Após os suportes recebidos em Cyberstorm Access, o Superheavy Samurai passa de um deck sem nenhuma relevância competitiva para um dos principais decks do Yu-Gi-Oh atual, forçando até mesmo o opressivo Kashtira a utilizar techs específicas para tentar parar seu combo.
O arquétipo é formado por monstros do tipo máquina e possui duas características bastante inusitadas:
A primeira é que possui alguns monstros com a capacidade de declarar ataques mesmo estando em posição de defesa, e se o fizerem, deve-se aplicar a sua DEF para o cálculo de dano; Já a segunda é uma restrição, alguns de seus monstros só podem ativar ou aplicar seus efeitos se o seu cemitério estiver “vazio” de cartas de magia/armadilha.
Ad
Essa segunda característica é relevante a ponto de afetar a deckbuilding do Superheavy Samurai, que não utiliza magias/armadilhas em seu main deck para não correr o risco delas acabarem indo para o seu cemitério. Porém, alguns jogadores usam magias/armadilhas contínuas no side deck, algo arriscado, mas justificável, uma vez que cartas contínuas permanecem em campo após serem ativadas.
Decklist Padrão
Deck Principal
O Superheavy Samurai conta com 4 starters diferentes, todos eles usados a 3 cópias, resultando em um total de 12 cards capazes de iniciar o combo padrão do deck.
Superheavy Samurai Motorbike pode buscar qualquer monstro do arquétipo e além disso, por ser um regulador de nível 2, geralmente será usado junto com um synchro de nível 8 como material para a invocação da Baronne de Fleur.
Já o Superheavy Samurai Prodigy Wakaushi, é muito provavelmente a melhor carta do arquétipo, e é muito importante pela vantagem que gera e por sua versatilidade. Por ser um regulador de nível 4, te permite acessar monstros xyz de classe 4 e também synchros de nível 8, além disso, também pode invocar monstros Superheavy Samurai diretamente do seu deck.
Agora chegamos aos “normal summons” do deck, e entre eles, Superheavy Samurai Soulpiercer é o mais importante e será usado diversas vezes durante o combo, já que não é uma vez por turno. Enquanto isso, Superheavy Samurai Wagon é o seu starter mais vulnerável por ser mais suscetível à handtraps do que todos os outros, mas ainda assim têm sua importância no deck.
Superheavy Samurai Monk Big Benkei é um pseudo garnet no deck, você precisa tê-lo lá para resolver bem o efeito do Superheavy Samurai Prodigy Wakaushi, mas também não é tão ruim se você comprá-lo, já que junto de qualquer outro monstro “Superheavy Samurai”, você pode alcançar um de seus starters.
Superheavy Samurai Soulpeacemaker é um excelente extender, mas também pode funcionar como um starter se necessário e por isso, alguns cogitam utilizar mais cópias dele. Além disso, este é o card que te permite jogar em volta do Droll & Lock Bird.
Superheavy Samurai Scales é outro importante extender, e costuma ser acessado através do efeito do “Soulpeacemaker”. Seu efeito é muito importante durante o combo padrão, e também no grind game, por te permitir reciclar seus monstros “Superheavy Samurai”.
Superheavy Samurai Soulgaia Booster é um extender de nível 4, portanto, pode ser útil quando você sofre interação no Link-1 do arquétipo, já que pode se invocar facilmente após ser equipado, e em seguida pode servir como matéria para invocação synchro ou xyz devido seu nível.
Ad
Já o Superheavy Samurai Stealthy é um extender bastante versátil, e por se invocar facilmente da sua mão, pode ser importante caso seu oponente “inutilize” sua normal summon do turno. Além disso, seu efeito de “roubar” uma magia/armadilha do cemitério do adversário pode ser bastante útil.
Aqui chegamos aos maiores garnets do deck, mas que são importantes durante o combo. Ancient Gear Box precisa ser adicionada à mão do deck, para então poder usar seu efeito para adicionar a Infinitrack Tunneller à sua mão. Em seguida, as duas serão invocadas por invocação pêndulo para servir como material para mais invocações. Além disso, no final do combo, Infinitrack Tunneller será responsável por comprar 2 cartas, e além disso, reciclar alguns de seus monstros.
Therion "King" Regulus é um negate genérico de main deck, e por ser do tipo máquina possui uma boa sinergia com o deck, e pode se invocar facilmente, equipando qualquer “Superheavy Samurai” do cemitério.
Para iniciar as tech cards temos o Jizukiru, the Star Destroying Kaiju, que pode lidar muito bem com os towers do formato e foi escolhido por ser do tipo máquina, portanto, buscável no deck.
Kashtira Fenrir ganhou seu espaço entre as techs do deck, por ser um bom out para lidar com floodgates que poderiam prejudicar o deck. Além disso, ao jogar em segundo, o “Fenrir” pode forçar interações do oponente e te ajudar a quebrar seu campo.
A escolha das handtraps segue a tendência do formato e utiliza as melhores opções contra o próprio Superheavy Samurai, ou seja, estão orientadas para a mirror match. Apesar desta ter sido a primeira abordagem escolhida pela maioria dos jogadores, é possível que com o decorrer das competições, o deck foque suas techs para enfrentar o Kashtira, ou pelo menos para não perder suas interações quando o Kashtira Arise-Heart estiver em campo ou o Dimension Shifter resolver seu efeito.
Deck Adicional
O extra deck conta com apenas dois monstros do arquétipo e Superheavy Samurai Scarecrow é o mais importante deles, já que é utilizado logo no início do combo.
Já o Superheavy Samurai Ninja Sarutobi, apesar de não ser tão importante durante o combo, é a sua principal forma de lidar com as magias/armadilhas do oponente e também é o seu principal out para um Number 41: Bagooska the Terribly Tired Tapir do seu oponente.
Baronne de Fleur é um dos boss monsters do deck, e muito provavelmente o mais importante entre eles, uma vez que a primeira parte da sua jogada visa invocá-la para proteger o restante do combo.
Ad
Enquanto isso, Accel Synchro Stardust Dragon é o card que te permite invocar a “Baronne” ao renascer um de seus reguladores de nível 2 do seu cemitério.
Ancient Gear Ballista e Gear Gigant X estão aqui principalmente para adicionar a Ancient Gear Box do seu deck à sua mão durante o combo inicial. Além disso, Gear Gigant X também pode adicionar seus starters caso necessário.
Aqui temos uma pequena engine para você acessar o Divine Arsenal AA-ZEUS - Sky Thunder.
Por ter fácil acesso a monstros de nível 4, você pode invocar facilmente o Springans Merrymaker, em seguida, você pode usá-lo como material para invocar o Gigantic "Champion" Sargas, que além de buscar o Therion "King" Regulus, é forte o suficiente para batalhar com um monstro do oponente e servir como material para seu “AA-ZEUS”.
Qliphort Genius é mais card importante durante o combo padrão do deck, sua função pode ser a de adicionar o Therion "King" Regulus ou o Infinitrack Tunneller à sua mão. Além disso, serve como material para a invocação da Apollousa, Bow of the Goddess.
Apollousa, Bow of the Goddess é mais um dos boss monsters do deck, talvez o menos importante deles, por exigir mais monstros para ser invocada e por negar apenas efeitos de monstros. Porém, ainda assim, é um card bastante forte e necessário na estratégia do deck.
Number 41: Bagooska the Terribly Tired Tapir é um card bastante importante quando você tem o combo interrompido por um Droll & Lock Bird ou Dimension Shifter. E uma vez que você foi parado, você o invoca com o objetivo de segurar o jogo.
Knightmare Unicorn é bastante interessante para lidar com monstros de alto ATK, ou remover qualquer card que possa te atrapalhar, além disso, é uma boa forma de “escalar” para a invocação do Accesscode Talker, que é um excelente finalizador de jogos e está aqui para te ajudar a vencer suas partidas.
Objetivo do Superheavy Samurai
O Superheavy Samurai pode ser definido como uma engine bastante consistente, e apesar de possuir uma restrição no uso de magias/armadilhas, a maioria dos seus efeitos não te deixam travado à invocações apenas do seu arquétipo e por isso o deck é muito versátil. Dessa forma, seu campo final é baseado em acessar poderosos monstros genéricos.
O combo inicial do deck tem como objetivo invocar a Baronne de Fleur, e em seguida, você parte para a segunda parte através do Superheavy Samurai Soulpeacemaker. A segunda parte do combo tem como objetivo adicionar o Therion "King" Regulus do deck para a mão, e além disso, ter monstros o suficiente para realizar a invocação link da Apollousa, Bow of the Goddess.
Ad
Esta tem sido a rota padrão mais relevante que o deck segue, mas também existem vertentes focadas em FTK e Hand loop, porém, são menos consistentes e até então, não tiveram bons resultados em grandes eventos.
Combo padrão
Deixarei a seguir o combo padrão se você abrir com 1 starter e 1 carta para descarte:
>Primeiramente ative Superheavy Samurai Motorbike para adicionar Superheavy Samurai Prodigy Wakaushi à sua mão;
>Ative Superheavy Samurai Prodigy Wakaushi na zona pêndulo e use seu efeito para se invocar como um monstro e colocar o Superheavy Samurai Monk Big Benkei na outra zona pêndulo;
>Ative o efeito de Superheavy Samurai Monk Big Benkei para adicionar Superheavy Samurai Soulpiercer à sua mão. Invoque-o por invocação-normal e o use como material para invocação do Superheavy Samurai Scarecrow;
>Ao ser enviado para o cemitério, ative o efeito de Superheavy Samurai Soulpiercer para adicionar Superheavy Samurai Soulpeacemaker à sua mão;
>Ative Superheavy Samurai Scarecrow para renascer o Superheavy Samurai Soulpiercer, descartando o PSY-Frame Driver da sua mão;
>Agora use Superheavy Samurai Prodigy Wakaushi e Superheavy Samurai Soulpiercer para realizar a invocação-synchro do Accel Synchro Stardust Dragon;
>Neste momento vocẽ precisa organizar a corrente da seguinte forma: Accel Synchro Stardust Dragon como chain link 1, Superheavy Samurai Soulpiercer como chain link 2, e Superheavy Samurai Prodigy Wakaushi como chain link 3;
>A corrente resolverá com Superheavy Samurai Prodigy Wakaushi retornando para zona pêndulo, Superheavy Samurai Soulpiercer adicionando Superheavy Samurai Soulgaia Booster à mão, e a Superheavy Samurai Motorbike sendo invocada do cemitério;
>Agora use Accel Synchro Stardust Dragon e Superheavy Samurai Motorbike para invocar a Baronne de Fleur;
>Agora você pode ir para a segunda parte do combo. Equipe Superheavy Samurai Soulpeacemaker ao Superheavy Samurai Scarecrow e tribute-o para invocar o Superheavy Samurai Scales do seu deck, e em seguida ative seu efeito para invocar Superheavy Samurai Soulpiercer do cemitério e utilize ambos para invocar Ancient Gear Ballista;
>Organize a corrente com Ancient Gear Ballista como chain link 1 (para adicionar Ancient Gear Box à sua mão) e Superheavy Samurai Soulpiercer como chain link 2 (para adicionar Superheavy Samurai Stealthy à sua mão);
>Após a resolução da corrente anterior, ative Ancient Gear Box para adicionar a Infinitrack Tunneller à sua mão;
>Invoque Superheavy Samurai Stealthy da sua mão e o utilize junto com o Ancient Gear Ballista como material para a invocação do Qliphort Genius. lembre-se de deixar as duas zonas que ele aponta livres, e faça a invocação pẽndulo da Ancient Gear Box e a Infinitrack Tunneller nas mesmas;
>Ao invocá-los, você poderá usar o efeito do Qliphort Genius para adicionar Therion "King" Regulus à sua mão;
Ad
>Agora utilize Qliphort Genius, Ancient Gear Box, e Infinitrack Tunneller para invocar a Apollousa, Bow of the Goddess;
>Em seguida, invoque o Therion "King" Regulus da sua mão, equipando Superheavy Samurai Soulpiercer do seu cemitério;
>Agora você pode banir a Infinitrack Tunneller do cemitério para retornar 5 monstros do tipo máquina e atributo terra para o deck e comprar 2 cartas;
>Para finalizar, você pode usar o efeito da Baronne de Fleur para destruir o Superheavy Samurai Soulpiercer e usar seu efeito para adicionar mais um “Superheavy Samurai” à sua mão como follow-up.
Dessa forma, seu campo terminará assim:
Além disso, você terá várias cartas na mão (e possíveis interações), uma vez que utilizou apenas 2 das 5 cartas de sua mão inicial, e ainda adicionou outras diversas vezes durante o combo.
Principais matchups do formato
O full combo do Superheavy Samurai é extremamente forte, contando com omni-negates da Baronne de Fleur e do Therion "King" Regulus, além da Apollousa, Bow of the Goddess que pode negar efeitos de monstros pelo menos 3 vezes. Com toda certeza, essa mesa é forte o suficiente para lidar com qualquer deck do jogo.
Suas matchups favoráveis são aquelas contra decks com pouco espaço para techs e pouco resilientes a interações, como o Branded Despia. Mas se você jogar primeiro, é favorito contra qualquer deck, exceto quando o oponente abre com techs específicas capazes de te parar por completo como Droll & Lock Bird e Dimension Shifter, por exemplo.
Contra decks consistentes e que também utilizam muitas handtraps, como Spright, Mathmech, e o próprio Superheavy Samurai (mirror match), a matchup costuma ser ganha por aquele que utilizar melhor suas techs, já que todos são decks bem resilientes.
Sua principal matchup desfavorável é contra o Kashtira, principalmente se ele começar o duelo. Além da possibilidade de ter uma zona pêndulo bloqueada, o que atrapalha bastante sua jogabilidade, o deck voltou a usar o temido Dimension Shifter em seu main deck especificamente para essa matchup. Logo, se prentende ganhar do Kashtira, é essencial acertar nas techs utilizadas.
Além disso, o Labrynth, que passou a usar uma build com menos cartas armadilhas, para focar em handtraps, também pode ser um problema para o Superheavy Samurai, já que por desviar da maioria das techs em alta no formato, não sofrerá tanto para as handtraps do deck.
Conclusão
E aí, o que acharam do deck? Espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre e que se divirtam bastante com ele.
Estejam a vontade para dar sua opinião aqui nos comentários, a Cards Realm agradece sua colaboração!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar