Yu-Gi-Oh TCG

Deck Guide

Guia de Deck: Dracotail Branded

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Aprenda a jogar com o Dracotail Branded, um dos melhores Decks de Fusão da história, além de forte candidato a principal Deck do formato atual.

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Sobre o Dracotail

Dracotail é um arquétipo de Monstros Mago e Dragão com atributos variados e focados na Invocação-Fusão. O nome do arquétipo faz referência aos “nodos lunares”, que são os dois pontos onde a órbita da Lua intercepta a órbita da Terra. Na astronomia medieval, o “nodo ascendente” era conhecido como “cabeça do dragão”, enquanto o “nodo descendente” era chamado de “cauda de dragão”.

Os Monstros Dracotail de Main Deck compartilham o efeito de Baixar uma Magia ou Armadilha do Deck, e os que são do Tipo Dragão contam com um efeito adicional na resolução deste efeito. Devido a isso, temos uma estratégia bastante resiliente a interações.

Quanto ao Branded, trata-se de um Arquétipo também de Fusões e focado na lore do Fallen of Albaz. Sua função aqui é fornecer mais alternativas de jogadas e garantir uma camada adicional de interações ao mesmo tempo que acessa a Engine Dracotail.

Confira abaixo como funciona o deck Dracotail Branded!

Decklist de Dracotail Branded

Loading icon

Main Deck

Loading icon

Dracotail Faimena é a Handtrap do Arquétipo e sua principal carta, pois além de ser uma “Polymerization” de Fusões Mago e Dragão ativável no turno do oponente, também funciona como Starter a depender das matérias que você usou para Invocar a Fusão.

Loading icon

O Deck conta com Starters variados, e Dracotail Lukias é o buscador de Monstros do Arquétipo e sua principal Normal-Summon. Já o Dracotail Mululu possui o efeito rápido de Invocar as Fusões do Arquétipo, além de contar com um efeito “adicional” na resolução do efeito compartilhado pelos Monstros de Main Deck do Arquétipo, que permite que você negue os efeitos de um Monstro no controle do oponente.

Ketu Dracotail é a ROTA do Arquétipo, ou seja, pode buscar qualquer Monstro Dracotail. Além disso, caso seu oponente controle um ou mais Monstros, você pode Invocar uma Fusão Mago ou Dragão. O que a torna excelente no Going Second.

Rahu Dracotail é conhecida como a “Branded Fusion” do Arquétipo por permitir que você utilize matérias do Deck. Mas assim como o “Mululu”, ela só Invoca Monstros Dracotail e te restringe a Invocar apenas Fusões pelo restante do turno.

Loading icon

Branded Fusion também é um Starter nessa estratégia, e liga tanto a Engine Branded quanto a Engine Dracotail.

The Fallen & The Virtuous é uma excelente carta que foi adicionada ao Deck recentemente, e funciona tanto como uma interação quanto como uma forma de te fazer chegar à Branded Fusion.

Fallen of Albaz é o Garnet da Engine e, além disso, costuma ser acessado como uma interação que usa um Monstro do oponente como material para uma Fusão sua.

Loading icon

Aqui temos os Monstros Dracotail que têm como principal função serem usados como material de Fusão: Na resolução do efeito compartilhado pelos Monstros de Main Deck do Arquétipo, Dracotail Pan pode destruir um Monstro e Dracotail Urgula pode destruir uma Magia ou Armadilha em qualquer campo na resolução

Além disso, se “Pan” estiver no Cemitério e uma de suas Fusões for destruída por um efeito de carta do oponente, você pode colocá-lo no fundo do Deck e Invocar um Monstro de Dracotail de Main Deck do seu Cemitério.

Já o “Urgula”, pode retornar do Cemitério para o fundo do Deck e devolver um Monstro Dracotail de Main Deck e do tipo Mago para sua mão.

A Dracotail Phryxul está aqui principalmente como um “alvo” de Luz da Branded Fusion. Além disso, ela possui o efeito de Invocar um Monstro Dracotail do Cemitério e devolver um Monstro em seu controle para a sua mão em seguida, algo que pode ser bastante eficaz no Grind Game.

Loading icon

As cartas Armadilhas do Dracotail são as principais interações do Deck e é devido aos seus efeitos que o Deck possui uma matchup favorável contra o Yummy, seu principal concorrente no metagame.

Dracotail Flame, Dracotail Horn e Dracotail Sting possuem os efeitos de Alvejar uma Magia no campo e negar seus efeitos até o final do turno; Devolver um Monstro do campo em modo de ATK para a mão do seu dono; e Banir um Monstro e/ou uma Magia ou Armadilha do Cemitério, respectivamente.

Além disso, elas compartilham o efeito opcional de reciclar uma carta Dracotail do Cemitério ou Banimento ao devolvê-los para o Deck e comprar 1 carta, na resolução de seus efeitos de interação.

Loading icon

As Tech utilizadas são orientadas à principal matchup do formato, o Yummy. Uma carta que se destaca aqui é o Nibiru, the Primal Being, que precisa ser usado para que você possa lidar com o Herald of the Arc Light, uma das principais Win Conditions do Yummy contra o Dracotail.

Extra Deck

Loading icon

Dracotail Arthalion é a principal Fusão do Deck, e através de seu efeito de Bounce, você pode tanto reciclar recursos (incluindo handtraps) quanto interagir com o oponente.

Dracotail Gulamel é a Fusão secundária do Deck e conta com um bom efeito de interação, de destruir uma carta no campo. Porém, só pode ser ativado em resposta à ativação de uma carta ou efeito Dracotail.

Além de seus efeitos próprios, ambas as Fusões compartilham um efeito: Enquanto estão no Cemitério, se dois ou mais Monstros forem enviados para qualquer Cemitério ao mesmo tempo, eles podem se Invocar de volta, mas se deixarem o campo, são banidos.

Loading icon
Loading icon

As Fusões Branded possuem funções variadas na estratégia do Deck, onde Albion the Branded Dragon e Lubellion the Searing Dragon são os responsáveis por te permitir Invocar as demais Fusões, enquanto Albion the Sanctifire Dragon te permite acessar o Fallen of Albaz durante o turno do oponente para só então realizar as jogadas de Branded.

Aqui temos duas Fusões que são excelentes para serem enviadas para o Cemitério com as cartas de Branded que exigem essa ação: Rindbrumm the Striking Dragon e Titaniklad the Ash Dragon também podem Invocar o Fallen of Albaz do Cemitério e do Deck, respectivamente.

The Dragon that Devours the Dogma é um excelente alvo para ser Invocado através do efeito do Fallen of Albaz, principalmente contra o Yummy, já que para Invocá-lo você pode usar dois materiais do campo do oponente, algo que é muito forte contra esse Deck.

Loading icon

Mirrorjade the Iceblade Dragon é o Boss Monster da Engine Branded e conta com um excelente efeito rápido, que além de colocar um recurso a mais no Cemitério, bane um Monstro no campo, uma interação excelente no formato atual.

Loading icon

Secreterion Dragon é extremamente importante na Mirror Match de Dracotail, e em outras Matchups é um bom card para reciclar seus recursos.

Mysterion the Dragon Crown é mais uma excelente peça por ser muito forte contra Decks focados em um só tipo de Monstros como o Yummy.

Filia Regis é uma carta essencial por ser uma Win Condition na Matchup de Mitsurugi, que costuma ser bastante difícil.

Khaos Starsource Dragon é mais uma carta forte na Mirror Match e, além disso, pode ser um Out contra o Retaliating "C".

Objetivo do Dracotail Branded

O objetivo do Dracotail é formar uma Board com Dracotail Arthalion e Dracotail Gulamel em sua Zona de Monstros, Dracotail Flame, Dracotail Horn e Dracotail Sting em seu Backrow e Dracotail Faimena em sua mão.

Caso você tenha acesso à Engine Branded, poderá contar com Mirrorjade the Iceblade Dragon ou Albion the Sanctifire Dragon em campo, uma vez que é possível manter o Fallen of Albaz no Cemitério para ser Invocado no turno do oponente.

Combo Padrão

Deixarei a seguir o combo padrão se você abrir com Branded Fusion e Dracotail Pan:

> Primeiramente, ative a Branded Fusion para Invocar o Albion the Sanctifire Dragon utilizando Fallen of Albaz e Dracotail Phryxul como material direto do seu Deck;

> Em seguida, ative o efeito da Dracotail Phryxul para Baixar a Ketu Dracotail do seu Deck;

> Ative a Ketu Dracotail para adicionar o Dracotail Lukias do seu Deck à sua mão e em seguida, faça a Invocação-Normal dele e use seu efeito para adicionar a Dracotail Faimena do seu Deck à sua mão;

> Ative o efeito da Dracotail Faimena enviando-a para o Cemitério para realizar a Invocação-Fusão do Dracotail Arthalion usando Dracotail Lukias e Dracotail Pan como material;

> Organize a Chain da seguinte forma: Dracotail Arthalion como CL1 alvejando a Dracotail Faimena no seu Cemitério para retornar à sua mão; Dracotail Lukias como CL2 para Baixar a Rahu Dracotail; e Dracotail Pan como CL3 para Baixar a Dracotail Flame;

> Após a resolução da Chain, ative a Rahu Dracotail para Invocar Dracotail Gulamel usando a Dracotail Faimena como material da sua mão e o Dracotail Urgula como material do seu Deck;

> Em seguida, organize a Chain assim: Dracotail Urgula como CL1 para Baixar a Dracotail Horn; e Dracotail Faimena como CL2 para Baixar a Dracotail Sting;

> Agora, ative o efeito do Dracotail Urgula no Cemitério, para retornar ao fundo do seu Deck e devolver a Dracotail Faimena do seu Cemitério à sua mão;

> Em seguida, encerre seu turno.

Dessa forma, seu campo terminará assim:

Image content of the Website

Principais Matchups do Formato

O teto de poder do Dracotail não é tão alto, mas se você realizar seu Full Combo conseguirá uma Board forte. Aliando isso à versatilidade de suas interações, seu Going First é bastante seguro.

O Going Second do Deck também é muito forte, principalmente graças à Dracotail Faimena interagindo com o oponente no turno zero, mas também graças à Ketu Dracotail e aos efeitos de Dracotail Mululu e Dracotail Pan ao serem usados como material de Fusão.

Suas principais Matchups são contra as variantes de Yummy e a Mirror Match:

Contra outro Dracotail, a partida costuma ser decidida no detalhe, e muitas vezes é mais vantajoso optar pelo Going Second, uma vez que sua Engine é forte para quebrar campos e o teto de poder do Deck não é tão alto.

Já contra os Yummys você possui vantagem, pois suas interações são muito eficientes em Counterar o Deck. Mas há um “porém”: a variante de Mitsurugi pode ser um problema, pois essa Engine possui muito volume de jogo e é bem posicionada contra sua estratégia.

Vale lembrar que, embora menos populares do que antes, Decks que usam a Engine K9 possuem vantagem contra você, principalmente porque a K9-17 "Ripper" é muito forte contra sua principal interação de Monstros, que é a Dracotail Faimena.

Conclusão

E aí, o que acharam do Deck? Pretendem montá-lo ou indicá-lo a um amigo? Responda aqui nos comentários.

Espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre o Deck e que se divirtam bastante com ele.

A Cards Realm agradece sua colaboração!