Yu-Gi-Oh TCG

Deck Guide

Guia de Deck: Exodia Millennium

, Comment regular icon0 comments

Neste artigo, você irá conhecer o novo deck do poderoso Exodia, que agora possui um arquétipo que o dá suporte e recebeu uma nova forma, que é o boss monster desta nova estratégia.

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Introdução

Millennium é um novo arquétipo formado por versões “modernas” de monstros clássicos do Yu-Gi-Oh, e suas cartas de magia estão relacionadas às relíquias do milênio. Além disso, o principal card da estratégia Millennium Ankh está diretamente ligado aos cards Exodia “Forbidden One”, e o boss monster do deck The Unstoppable Exodia Incarnate é a mais nova versão da criatura mais imponente do universo Yu-Gi-Oh!

Confira abaixo como funciona o deck Exodia Millennium!

Decklist

Loading icon

Ad

Deck Principal

Loading icon

A engine Millennium utilizada no deck é bastante reduzida, contando apenas com 3 monstros que podem se invocar facilmente sem gastar sua normal summon, o que permite até que sejam utilizados em outros decks.

Os mais importantes são Sengenjin Wakes from a Millennium e Shield of the Millennium Dynasty, que são os buscadores de monstro e da principal carta de magia do arquétipo, respectivamente. Além deles, podemos contar com o Golem that Guards the Millennium Treasures, que pode buscar a magia de campo.

Loading icon

Wedju Temple é a magia de campo do arquétipo e se trata de um card de consistência capaz de te ajudar a iniciar seus combos ao acessar qualquer monstro do arquétipo direto do deck, e isto jogando em volta de uma possível Ash Blossom & Joyous Spring do oponente. Além disso, o card pode reciclar seus monstros Millennium destruídos, ao colocá-los de volta em sua zona de magias/armadilhas.

Loading icon

Millennium Ankh é a carta mais importante do deck e apesar de não ser uma magia de fusão, funciona como tal, te permitindo chegar ao boss monster do arquétipo The Unstoppable Exodia Incarnate, e sem poder ser interrompida por handtraps, já que não utiliza materiais de fusão, sendo necessário apenas revelar os cards Forbidden One.

Loading icon

Exxod Fires of Rage é uma das principais interações do arquétipo e nessa estratégia só pode ser utilizada enquanto o The Unstoppable Exodia Incarnate está em campo, representando um de seus ataques.

Loading icon

Loading icon

Os cards Forbidden One são basicamente os “garnets” necessário para que você tenha acesso ao boss monster da estratégia, e apesar de ser um número alto de cartas ruins de se comprar, são cartas que te dão a oportunidade de vencer o duelo através de sua condição de vitória alternativa.

Loading icon

Uma vez que o deck não possui uma normal summon, Planet Pathfinder é uma excelente alternativa para ocupar este posto, pois melhora bastante a consistência do deck ao buscar sua magia de campo.

Loading icon

Para iniciar as techs, o deck utiliza cards que funcionam muito bem tanto no going first quanto no going second. A Super Polymerization é uma excelente alternativa para um deck com tanto espaço em seu extra deck, enquanto a Called by the Grave pode ser útil contra handtraps e também contra a principal engine do formato, os Fiendsmith.

Loading icon

As handtraps escolhidas são as mais genéricas: “Ash Blossom” e os principais negates de monstro. Para completar, Nibiru, the Primal Being é uma boa escolha para o formato, que está mais voltado para combos extensos.

Ad

Loading icon

A última tech do deck é uma armadilha pouco conhecida, mas que promete se popularizar no jogo por conta do lançamento do Silhouhatte Rabbit. Angel Statue - Azurune é uma interação bem forte, e é certo que se tornará uma staple daqui para frente.

Deck Adicional

Loading icon

The Unstoppable Exodia Incarnate é o poderoso boss monster do deck, que além de acessar sua carta armadilha, possui proteção contra destruição por efeitos e é um negate de magias/armadilhas. Além disso, seu efeito de ganhar ATK igual aos seus pontos de vida pode ser útil para deixá-lo forte o suficiente para finalizar jogos.

Loading icon

Garura, Wings of Resonant Life, Mudragon of the Swamp e Predaplant Dragostapelia são os alvos de Super Polymerization do deck, selecionados por serem os mais genéricos atualmente.

Loading icon

Super Starslayer TY-PHON - Sky Crisis está aqui para ser um out para um possível Divine Arsenal AA-ZEUS - Sky Thunder do oponente, além de outro towers.

Loading icon

Silhouhatte Rabbit é a grande novidade entre os monstros genéricos de extra deck, sendo muito interessante por ser extremamente genérico e poder acessar uma interação forte como a Angel Statue - Azurune.

Loading icon

Knightmare Phoenix está aqui por ser um out para cards de magia ou armadilha que possam estar te atrapalhando, ou simplesmente para te ajudar a jogar em volta de uma cara baixada no backrow adversário.

Loading icon

S:P Little Knight e Underworld Goddess of the Closed World são os principais alvos da I:P Masquerena, que pode ser acessada em seu combo inicial caso você abra com a Angel Statue - Azurune em sua mão (pois não será necessário buscá-la com o Silhouhatte Rabbit, ou mesmo no grind game, que é o que ocorre geralmente.

Loading icon

Para finalizar os extra deck, temos o combo de otk para tornar o deck um pouco mais letal em momentos que sua engine não seria o suficiente para finalizar o duelo.

Objetivo do Exodia Millennium

O principal objetivo do Exodia Millennium é invocar seu boss monster The Unstoppable Exodia Incarnate e utilizá-lo para chegar à armadilha Exxod Fires of Rage. Além disso, caso haja monstros suficientes em campo, existe a possibilidade de chegar ao Silhouhatte Rabbit que colocará mais uma interação em campo, através da Angel Statue - Azurune.

Combo Padrão

Deixarei a seguir o combo padrão se você abrir com Wedju Temple + Sengenjin Wakes from a Millennium:

> Primeiramente, ative o Wedju Temple e utilize seu efeito para colocar em sua zona de magias e armadilhas o Sengenjin Wakes from a Millennium da sua mão e o Shield of the Millennium Dynasty do seu deck;

Ad

> Agora, ative o efeito do Shield of the Millennium Dynasty para invocá-lo e adicionar a Millennium Ankh do seu deck à sua mão;

> Em seguida, ative o efeito do Sengenjin Wakes from a Millennium para invocá-lo (desta vez revelando a Millennium Ankh para não pagar pontos de vida) e adicionar o Golem that Guards the Millennium Treasures do seu deck à sua mão;

> Ative o Golem that Guards the Millennium Treasures em sua zona de magias e armadilha e o invoque através de seu efeito para adicionar outra cópia do Wedju Temple como follow-up;

Agora, utilize Shield of the Millennium Dynasty e Golem that Guards the Millennium Treasures como material link para a invocação do Silhouhatte Rabbit e use seu efeito para baixar a Angel Statue - Azurune direto do deck;

> Para finalizar, ative a Millennium Ankh para invocar o boss monster do deck The Unstoppable Exodia Incarnate, que poderá baixar a Exxod Fires of Rage direto do seu deck durante a fase final.

Dessa forma, seu campo terminará assim:

Image content of the Website

Principais Matchups do Formato

Apesar de conseguir fazer um campo interessante e capaz de vencer algumas partidas contra decks rogue, o Exodia Millennium encontra muitas dificuldades ao lidar com os decks do META. Isto porque as interações que o deck gera, não são suficientes para segurar o volume de jogo e decks como Snake-Eye e Tenpai, por exemplo. Além disso, o deck pode não suportar o alto número de interações de handtraps que os principais decks do formato estão utilizando.

Assim, se você procura diversão e quem sabe um potencial futuro, o Exodia Millennium é uma boa opção, mas se seu interesse é obter um deck competitivo, esta não é a melhor opção atualmente. Porém, nas mãos de um duelista experiente, o deck pode aprontar em algumas partidas contra decks melhores se for bem utilizado.

Conclusão

E aí, o que acharam do deck? Espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre ele e que se divirtam bastante com ele.

Fique à vontade para dar sua opinião nos comentários. A Cards Realm agradece sua colaboração!