Yu-Gi-Oh TCG

Opinión

A Evolução das Invocações: Fusão, Sincro, Xyz, Pêndulo e Link

, 0Comment Regular Solid icon0Comment iconComment iconComment iconComment icon

Neste artigo, vamos entender como as mecânicas de Invocações-Especiais do Extra Deck evoluíram ao longo da história do Yu-Gi-Oh!

Edit Article

Introdução

O Yu-Gi-Oh! já passou por várias transformações ao longo de seus mais de 25 anos de existência. Entre as principais mudanças, podemos destacar a introdução de novas mecânicas de Invocação-Especial ao jogo. Essas mudanças aumentaram as possibilidades estratégicas do Yu-Gi-Oh! e também redefiniram o ritmo e estilo do metagame.

Este artigo tem como objetivo analisar a evolução de todas essas mecânicas, explorando o contexto em que foram lançadas, seu funcionamento, sua recepção pela comunidade e influência no cenário competitivo.

Confira abaixo todas as “Eras” do Yu-Gi-Oh!

A Era das Fusões

A Fusão foi a primeira mecânica de Invocação-Especial do Yu-Gi-Oh!, e está presente no jogo desde as primeiras coleções. Seu funcionamento era muito simples: Combinar 2 ou mais Monstros específicos, listados numa carta de Monstro Fusão, usando uma Magia como Polymerization ou cartas com efeitos semelhantes.

Loading icon

No início, as Fusões eram pouco utilizadas no cenário competitivo, pois exigiam pelo menos 3 cartas específicas na mão e, muitas vezes, resultavam em Monstros que ofereciam poucas vantagens em comparação ao gasto de cartas necessário para invocá-los.

Com o tempo, o suporte para Fusões aumentou, trazendo novidades que facilitam o uso dessa mecânica, como: Dispensar o uso da Polymerization; Usar matérias do Deck, Cemitério ou Banimento; Monstros que geram vantagem ao ser usados como matéria; e a Criação de Monstros Fusão que não exigem matérias específicas para serem Invocados. Assim, mesmo com o surgimento de novas mecânicas, as Fusões mantiveram sua relevância.

A Era das Fusões representa não só o início das Invocações-Especiais de Extra Deck, mas também a base a qual todas as demais Invocações de Extra Deck foram construídas.

A Era Sincro

Os Sincro foram lançados oficialmente em 2008, na série Yu-Gi-Oh! 5D’s. Essa mecânica de Invocação trouxe um novo dinamismo ao jogo, exigindo a combinação de Monstro Regulador e Monstro não-Regulador para somar seus Níveis e alcançar o Nível exato do Monstro Sincro desejado.

Image content of the Website

Diferente da Fusão, que inicialmente dependia de cartas como Polymerization ou condições bastante específicas para serem Invocadas, a Invocação-Sincro oferecia uma forma mais direta de acessar Monstros poderosos, colocando Reguladores em campo por meio de combos velozes.

Os Sincro influenciaram bastante na Deckbuild do Yu-Gi-Oh!, exigindo que os Decks fossem montados com o objetivo de manter a sinergia entre Reguladores e não-Reguladores. A Era Sincro marcou o início de um jogo mais rápido e explosivo, consolidando a importância de manter um fluxo constante de Monstros no campo para gerar vantagem.

A Era Xyz

Os Xyz foram lançados em 2011, durante a série Yu-Gi-Oh! ZEXAL. Essa mecânica de Invocação mudou a forma com que os jogadores interagiam com Níveis de Monstros. Diferente dos Sincro, que exigiam a soma dos Níveis dos Monstros matéria, os Xyz exigiam dois ou mais Monstros com o mesmo Nível como matérias para realizar uma Invocação-Xyz.

Image content of the Website

O maior diferencial dos Xyz é que suas matérias não são enviadas para o Cemitério para Invocá-los, elas permanecem “anexadas” ao Monstro Xyz, servindo como um recurso para que o Monstro Xyz ative seus efeitos com alguma “limitação”.

Apesar de ser uma mecânica mais genérica que as anteriores, a mecânica Xyz, além de trazer novos estilos de jogo, aumentou bastante a importância do gerenciamento de recursos no campo.

A Era Pêndulo

Os Pêndulo foram lançados em 2014, durante a série Yu-Gi-Oh! ARC-V. Essa mecânica de Invocação foi tão inovadora quanto controversa, já que foram inseridos no jogo cartas que podiam atuar simultaneamente como Monstro e Magia contínua, posicionando-se nas recém criadas Zonas de Escala Pêndulo, que substituíram as antigas Zonas de Magia e Armadilha das extremidades.

Loading icon

Além de mudar o visual do campo de jogo, essa mudança introduziu a possibilidade de Invocar múltiplos Monstros de uma só vez, tanto da mão quanto do Extra Deck.

Apesar dos Pêndulo pertencerem ao Main Deck inicialmente, eles possuíam a particularidade de interagir intensamente com o Extra Deck, ao serem movidos para lá quando destruídos e permitindo reciclagem constante. Apesar de promover dinamismo e explosão de jogadas, a mecânica Pêndulo resultou em formatos extremamente rápidos e opressivos, o que levou a mudanças nas regras e restrições severas na Banlist.

A Era Link

Os Link foram lançados em 2017, durante a série Yu-Gi-Oh! VRAINS. Essa mecânica de Invocação trouxe mudanças profundas no jogo, ao inserir a Master Rule 4 e alterar o campo de duelo, que passou a ter Zonas de Monstros Extras.

A ideia era controlar a velocidade do jogo e evitar campos cheios de Monstros do Extra Deck logo no primeiro turno, assim, eles só podiam ser Invocados nas Zonas de Monstros Extras ou em zonas apontadas por setas de Monstros Link.

Loading icon

Essa restrição reduziu bastante o spam de Monstros Sincro e Xyz, e também limitou o uso de múltiplas Fusões. Porém, as mudanças não foram eficazes em desacelerar o jogo realmente. Na prática, os jogadores passaram a spammar Monstros Link para “liberar” mais zonas (através de suas setas) e Invocar Monstros de Extra Deck com maior liberdade.

em 2020, foi implementada a Master Rule 5 para ajustar essa restrição e, Monstros Fusão, Sincro e Xyz puderam voltar a ser Invocados diretamente nas Zonas de Monstros Principais, sem depender de Monstros Link. Apenas Monstros Link e Pêndulo vindos do Extra Deck permaneceram sujeitos à limitação das Zonas de Monstros Extra e setas Link.

Essa mudança devolveu cada mecânica a seu ritmo próprio, e permitiu que o Yu-Gi-Oh recuperasse parte da diversidade perdida nos primeiros anos dessa Era.

Coexistência no META atual

Atualmente, todas essas Invocações coexistem no Yu-Gi-Oh!, muitas vezes no mesmo arquétipo ou Deck. Essa diversidade é resultado de um ciclo de suporte contínuo promovido pela Konami, que busca manter diferentes mecânicas relevantes no competitivo.

Em muitas oportunidades, a própria Konami criou mecânicas que burlam as limitações originais dos diferentes tipos de Invocação, para fazê-los ainda mais fortes. Um exemplo são os Sincro do arquétipo Yummy, que permitem ao jogador usar qualquer Link-1 do jogo como um Regulador para sua Invocação.

Loading icon

Outros exemplos históricos incluem a já mencionada Fusão utilizando matérias do Deck, mas também a Invocação-Xyz com um só Monstro como matéria, Invocações diversas envolvendo Monstros que estão em sua mão, e até mesmo reciclando Monstros do Cemitério e/ou Banimento.

Dessa forma, além de coexistir, as diferentes mecânicas podem se complementar no Metagame atual, onde o jogador pode explorar o melhor de cada Invocação presente em sua estratégia. Essas interações fazem com que o jogo seja mais diverso quanto ao tipo de Invocação dominante no META.

Conclusão

E você, já conhecia todas as Eras de Invocações do Yu-Gi-Oh? Qual sua Era favorita? Conte nos comentários!

Para mais dicas e informações sobre o universo Yu-Gi-Oh! TCG, continue acompanhando nossos artigos.

A Cards Realm agradece a sua colaboração!