Yu-Gi-Oh: o primeiro investimento
Se você pretende entrar no universo Yu-Gi-Oh! TCG e ainda não sabe por onde começar, a primeira coisa que precisa ter em mente é que sim, haverá algum gasto em dinheiro. Contudo, esse valor não precisa ser tão alto quanto se imagina.
Por onde começar minha coleção?
O ideal é que você comece comprando um deck bom e barato. É verdade que os melhores decks costumam ser caros, mas também existem decks competentes com preços acessíveis.
Algumas opções de decks bons e baratos são: @ignister, Cyber Dragon, Dinosaur, Invoked e Salamangreat. É claro que esses decks não estão no topo do competitivo no formato atual, mas ainda são bons o suficiente para se ter bons resultados ao nível local e principalmente para se divertir entre amigos.
Ad
Comprar decks selados ou cartas avulsas?
Existem os chamados Decks Estruturais, que são decks pré-construídos baseados em um determinado Tipo, Atributo, estratégia ou personagem do Yu-Gi-Oh!. É dito que cada deck é projetado para se jogar assim que retirado da caixa, mas na verdade você precisa comprar 3 cópias de um mesmo estrutural, uma vez que um deck necessita de múltiplas cópias de uma mesma carta. Muitas vezes também será necessário comprar algumas cartas além das do estrutural para completar seu deck.
A decisão de montar seu deck a partir de um deck estrutural deve vir após alguns pontos serem levados em consideração. Irei usar como exemplo alguns dos decks já citados acima, e que receberam decks estruturais: Dinosaur, Cyber Dragon e Salamangreat.
O Deck Estrutural Dinosmasher's Fury foi muito relevante em sua época de lançamento, mas hoje em dia não considero mais uma opção tão boa.
O motivo? O deck não traz algumas das cartas mais importantes para o deck, como Animadorned Archosaur e Double Evolution Pill, logo, você teria que comprá-los avulsos. Outro ponto é que o deck não conta com nenhum monstro para o deck adicional, aumentando o número de cartas que você precisará comprar por fora. Assim, considero muito mais vantajoso realizar a compra avulsa para já pegar o deck o mais completo possível, seja em alguma loja ou até mesmo de outro duelista.
Por outro lado, os estruturais Cyber Strike e Soulburner são opções bem melhores. Apesar de ser necessário comprar outras cartas para completar esses decks, ambos contam com a presença de staples relevantes. O Deck Estrutural Cyber Strike conta com a Infinite Impermanence, já o Deck Estrutural Soulburner conta com a Ash Blossom & Joyous Spring. A presença dessas cartas fazem desses estruturais um investimento bem melhor.
Portanto, retornando à pergunta inicial, considero que comprar suas cartas de forma avulsa é o mais indicado, porém, caso haja um estrutural do deck que você pretende montar e ele conte com bons reprints de staples, você estará fazendo um bom negócio ao comprá-lo.
Qual o próximo passo?
Após comprar seu deck, o próximo passo é investir em staples. Staples são cartas genéricas e com efeitos úteis, portanto, podem ser utilizadas em quase todos os decks que o proprietário construir.
Para muitos esse é o passo mais importante, uma vez que a maioria das staples não correm risco de serem banidas. Enquanto decks podem perder relevância, seja por causa da banlist ou por surgirem outros decks mais poderosos.
Ad
Além disso, adquirir staples irá “baratear” a construção de novos decks, uma vez que você já terá algumas cartas que poderão ser utilizadas neles.
Quais staples comprar?
No início é interessante que você adquira staples relevantes para o local onde joga, ou seja, que sejam boas contra os decks que você enfrentará. Além disso, suas primeiras staples devem ser compatíveis com o seu deck. Outro fator importante é o preço, é mais vantajoso para um iniciante investir em cartas de custo mais baixo.
Mostrarei a seguir algumas staples que você pode acrescentar à sua coleção!
Guia de Staples Yu-Gi-Oh! TCG
Hand traps
Hand trap é um termo não oficial para descrever cartas que são ativadas da mão em resposta às ações do oponente. Geralmente trata-se de cartas de monstro, mas há exceções. Elas são muito relevantes no jogo por conta de sua versatilidade e, principalmente, por permitirem que você interaja com as jogadas do oponente ainda no turno dele.
Algumas hand traps podem ter o valor acima do comum em algumas regiões, então dê prioridade àquelas que forem mais baratas. Contudo, é recomendável adquirir as mais genéricas e nesse quesito, Ash Blossom & Joyous Spring se destaca das demais.
Abaixo você pode ver algumas das hand traps mais populares atualmente:
Para lidar com as hand traps do oponente, você pode utilizar Called By The Grave, que é eficaz contra a maioria delas.
Magias de compra de cartas
Cartas de compra ajudam a manter a consistência do seu deck, mas você precisa saber qual delas é mais adequada à sua estratégia, pois muitas contam com custos que podem ser muito “caros” para alguns decks.
Remoção de magias e armadilhas
Cartas que lidam com magias e armadilhas podem ser muito relevantes contra decks de controle, ou até mesmo contra outros tipos de deck, uma vez que as floodgates estão em alta no formato, portanto, sendo utilizadas nos mais variados decks.
Cartas para ir em segundo
Muitos decks têm dificuldade em realizar suas jogadas quando o oponente começa primeiro, para tentar resolver esse problema existem cartas que te ajudam a lidar com o campo do adversário já estabelecido.
Kaijus são muito bons para lidar com monstros difíceis de se enfrentar. Gameciel, the Sea Turtle Kaiju é o kaiju com o menor ataque, portanto, o que você pode derrotar com mais facilidade.
Porém, Gadarla, the Mystery Dust Kaiju é o kaiju mais recomendado para o formato, devido à existência do deck Floowandereeze, que utiliza a Barrier Statue of the Stormwinds, carta que só permite invocações especiais de monstros do atributo vento.
Ad
Também existem decks como Dinosaur e Cyber Dragon onde você pode utilizar kaijus do tipo dinossauro e máquina, respectivamente, uma vez que podem ser buscados por cartas utilizadas nesses decks.
Há outras cartas com efeito similar ao dos kaiju, porém, possuem algumas restrições que fazem com que elas não tenham espaço em todo tipo de deck.
Cartas de destruição de monstros podem te ajudar a limpar o campo de seu oponente. Existem várias opções, e cabe a você escolher uma que beneficie a mecânica do seu deck.
Também existem cartas que podem roubar monstros do seu oponente para o seu lado do campo.
Cartas como Book of Moon e Forbidden Chalice também podem ser muito úteis, e por serem magias rápidas, também são boas opções mesmo quando você começa o duelo.
Finalmente chegamos às cartas que, entre as opções econômicas, considero as melhores para quebrar o campo do oponente.
Dark Ruler No More não pode ser respondida por efeitos de monstros, enquanto Super Polymerization não pode ser respondida por nenhuma carta ou efeito.
Floodgates
Floodgate é um termo não oficial utilizado para uma carta com um efeito contínuo que restringe um ou ambos os duelistas de realizar alguma ação. As floodgates mais comuns são cartas de armadilha contínuas, porém, também podem ser cartas de magia e até mesmo monstros.
Mystic Mine tem sido um problema para muitos jogadores, pois está sendo utilizada em diversos decks.
Outras floodgates relevantes são:
Armadilhas
As cartas de armadilha são utilizadas com menor frequência nos decks atuais, uma vez que sua mecânica as torna lentas, então, se você não estiver utilizando um deck focado em armadilhas, é recomendado que as deixe em seu deck auxiliar, para só adicionarem ao deck principal quando tiver certeza de que irá começar o duelo.
Uma vez que você já comprou um deck e staples, é hora de definir uma decklist para utilizar em seus duelos. Não se apegue tanto à primeira versão que construir, é interessante que você faça testes para ter certeza de que o deck está rodando bem.
Caso você não tenha tanto tempo livre para sair e encontrar pessoas para duelar, utilize o Dueling Nexus ou o Duelingbook para treinar e adquirir experiência. Outra forma interessante de melhorar sua habilidade é assistir vídeos de outras pessoas usando o mesmo deck que você.
Ad
Finalizando
Para obter mais dicas e informações sobre o universo Yu-Gi-Oh! TCG continue acompanhando nossos artigos, a Cards Realm agradece! Um grande abraço para todos os duelistas!
— Комментарии0
Прокомментируйте первым