Introdução
Duelar casualmente entre amigos e familiares é bastante divertido, mas se aliarmos a emoção dos duelos ao sentimento de competitividade, é possível alcançar uma maneira nova de se divertir! Além disso, existem outros benefícios que os torneios podem proporcionar, como fazer amigos novos, aprender estratégias novas e até mesmo ganhar premiações.
Dessa forma, caso você queira se aventurar no mundo dos torneios de Yu-Gi-Oh! TCG, é interessante se preparar adequadamente para alcançar bons resultados. Este artigo será o lugar certo para você alcançar esse objetivo.
Ad
Confira abaixo tudo que você precisa saber para estar preparado para jogar um torneio de Yu-Gi-Oh! TCG.
O Que é Necessário para Jogar um Torneio de Yu-Gi-Oh! TCG?
Para jogar um torneio de Yu-Gi-Oh! TCG, é preciso possuir um COSSY ID ou KONAMI ID, que é um número de identificação necessário para participar de eventos oficiais de Yu-Gi-Oh! TCG. A forma mais fácil de se obter um COSSY ID é através do App Yu-Gi-Oh! Neuron, que te encaminha para o site de cadastro.
Após obter seu COSSY ID, você só precisa encontrar uma OTS (Official Tournament Stores), se dirigir até o local e realizar sua inscrição para o próximo evento. Para encontrar uma OTS em sua região, você pode acessar a lista de lojas cadastradas no site da Konami.
Outro elemento necessário para participar do torneio é que você verifique a legalidade das suas cartas, para que estejam de acordo com a banlist vigente.
Além de levar seu deck e playmat, é interessante ter itens como dado, papel e caneta para anotar seus pontos de vida. Os torneios tradicionais semanais são menos exigentes quanto a isso, mas em torneios maiores é importante ter todos os dados anotados para evitar eventuais transtornos.
Como se Preparar para Jogar um Torneio de Yu-Gi-Oh! TCG?
Conhecimento de Regras
Para estar preparado para jogar um torneio, o primeiro passo é possuir um bom nível de conhecimento das regras gerais do Yu-Gi-Oh! TCG. Você não precisa ser um especialista, mas é interessante saber o suficiente para não cometer erros feios ou ser enganado. Para melhorar seu conhecimento sobre regras, é recomendável a leitura do rulebook.
Além disso, tão importante quanto conhecer as regras gerais do jogo é você dominar as regras relacionadas ao seu próprio deck e às principais interações que costumam ser usadas contra ele.
Apesar de parecer simples, um pouco de conhecimento a mais que seu adversário pode ser um fator determinante para sua vitória.
Definir seu Objetivo no Torneio
Outro ponto bastante importante é definir o seu objetivo pessoal para aquele torneio que irá jogar. Afinal, ele possui grande influência na forma que você escolherá/montará um deck. Uma vez que você está se preparando para o torneio, acredito que pensa em ir bem, tendo o objetivo de vencê-lo ou pelo menos alcançar uma boa colocação no top. Apesar desses objetivos parecerem próximos, existem abordagens diferentes para que você alcance o objetivo desejado. O que está em questão quando se fala em definir um objetivo para jogar um torneio é que existem níveis diferentes de decks e de jogadores, e isso influencia bastante no resultado do evento.
Um jogador iniciante dificilmente vencerá um torneio, já que terá de enfrentar diversos outros jogadores com mais experiência/habilidade, e se cobrar além da conta pode atrapalhar seu desempenho. Além disso, o nível do deck utilizado também é algo relevante, e é pouco provável que algo muito distante do meta vença o torneio, mesmo que seja bem possível que um ou outro rogue apareça nos tops.
Ad
Devido a isso, se você é um jogador menos experiente, acredito que o ideal para você é se preparar para conseguir uma posição no top do torneio. Para isso, seu main deck deve estar bem genérico, para que você não tenha cartas mortas em nenhuma matchup, deixando cards mais específicos em seu side deck para adicioná-los apenas quando tiver certeza que serão bem aproveitados.
Já os jogadores que se consideram mais experientes a ponto de brigar pelo título, acredito que a melhor abordagem é focar seu main deck nos decks que compõem o meta, e seu side deck em matchups específicas contra os principais jogadores do evento. Pois, seguindo a lógica, você vencerá contra jogadores menos experientes mesmo sem se preparar especificamente para eles, mas precisará do “fator preparo” para enfrentar jogadores de alto nível.
Fazer a Análise de Meta Call
A análise de Meta Call é o ponto que, particularmente, considero o mais importante e divertido do preparo pré-torneio. Em algumas regiões, o meta local não acompanha o metagame global do Yu-Gi-Oh! TCG e, devido a isso, você precisa descobrir quais são os principais jogadores/decks do local para se preparar bem para enfrentá-los.
Se definir seu objetivo no torneio te ajuda a escolher seus “inimigos”, a análise de Meta Call te orienta na escolha de suas tech cards. Uma vez que você já tenha conhecimento dos decks mais fortes e/ou populares do torneio, é hora de construir sua build conforme seu objetivo definido anteriormente.
Assim, se pretende chegar ao top do torneio, use as techs mais genéricas no main deck, para que sejam úteis contra a maioria dos decks presentes no evento. Em seu side deck, use cards de maior impacto, porém orientados ao meta local.
Se pretende ser o campeão do torneio, use techs focadas no meta local em seu main deck, pois esses são os confrontos prováveis que você encontrará nas mesas altas do evento. Em seu side deck, use cards de impacto orientados à matchups desfavoráveis dentro do metagame e aos decks dos jogadores de maior destaque na região.
Caso você não saiba como funcionam os decks que possivelmente enfrentará, é necessário estudar este metagame local. Aprender os combos padrão dos principais decks do meta, a hora correta de interagir contra eles e as melhores techs que pode utilizar para pará-los são práticas comuns entre os jogadores de Yu-Gi-Oh! TCG mais frequentes em torneios e claro, é de grande ajuda para você saber lidar com o que há de mais forte no jogo! Porém, na perspectiva de se preparar para um evento específico, você deve alinhar esse estudo com o seu Meta Call.
Uma forma rápida e dinâmica de aprender como funcionam os decks é procurar vídeos de combos e partidas comentadas dos mesmos no YouTube, no qual existem diversos canais focados nesse tipo de conteúdo.
Conclusão
Mas e aí, o que acharam das dicas? Sentiram falta de alguma outra? Responda aqui nos comentários.
Caso queira estudar mais sobre o jogo, clique aqui para conferir meu guia sobre Metagame.
Ad
Para obter mais dicas e informações sobre o universo Yu-Gi-Oh! TCG, continue acompanhando nossos artigos. A Cards Realm agradece sua colaboração!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter