Yu-Gi-Oh TCG

Avis

Análise de banlist: Como encerrar o formato tier 0?

, Comment regular icon1 comments

Neste artigo, analisarei as mudanças e avaliarei quais cartas devem estar presentes na próxima banlist do Yu-Gi-Oh! TCG.

Edit Article

Introdução

Desde novembro do ano passado estamos vivendo um formato tier 0 no Yu-Gi-Oh! TCG, que tem o Tearlaments Ishizu como o melhor deck disparado. Porém, a última banlist pouco afetou o deck, e agora esperamos que isso aconteça na próxima oportunidade.

No início de fevereiro a coleção Photon Hypernova será lançada, e entre outros cards, trará suportes para o arquétipo Kashtira, que tem potencial para entrar no meta, mas que só terá impacto real no jogo se o Tearlaments for enfraquecido. Sendo assim, boa parte de nós jogadores, acreditamos que a banlist está mais perto do nunca.

Ad

Confira abaixo meus palpites sobre a próxima banlist do Yu-Gi-Oh! TCG!

Proibidas

Loading icon

A primeira carta presente na minha lista não faz parte do Tearlaments Ishizu, mas sim de seu principal rival no atual momento do jogo, o Floowandereeze, além de poder ser utilizada no já mencionado Kashtira.

Apesar de parecer contraditório enfraquecer os maiores rivais do deck tier 0, o banimento da Barrier Statue of the Stormwinds será benéfico ao jogo, já que se trata de uma carta muito problemática, que impede os jogadores de realizar invocações-especiais livremente.

Além disso, se a banlist cumprir bem seu papel de enfraquecer o Tearlaments, outros decks irão crescer de rendimento, e a presença dessa floodgate no formato seria mais prejudicial a eles do que tem sido ao “inimigo comum” do metagame.

Loading icon

A primeira baixa no Tearlaments que proponho é o banimento da Instant Fusion, que está limitada há alguns anos por já ter sido problemática em formatos anteriores e deveria ter sido banida na última banlist.

Desta vez, o problema encontra-se no fato de ser 1 carta genérica que acessa a melhor carta do principal deck do formato: Tearlaments Kitkallos. E a partir desta única carta, é possível iniciar todo o combo do deck.

Loading icon

Triple Tactics Talent é mais um card genérico utilizado no Tearlaments Ishizu, e ainda pior, porque é muito mais genérico e possui 3 efeitos diferentes, que por acaso, são os mesmos de outras cartas que estão banidas e/ou limitadas.

Loading icon

Esta é uma carta que está destinada à banlist desde o seu lançamento, devido ao quão absurda é, e acredito que essa hora está chegando.

Limitadas

Loading icon

Os cards “Ishizu” estão aqui para abrir a lista de cartas limitadas e o motivo disso é que são muito fortes, tanto que desde o seu lançamento, são a engine mais presente no metagame. Além de serem os responsáveis por manter o Tearlaments como um tier 0.

Particularmente, acredito que os “shuffler’s” são os mais problemáticos, já que a maioria dos decks depende de cartas que estão no cemitério para jogar e os mesmos podem lidar com 3 cartas de uma só vez. Mas para ajudar a diminuir a consistência do Tearlaments Ishizu, é necessário que os “miller’s” também sejam reduzidos.

Loading icon

Dentre todos os monstros Tearlaments do deck principal, Tearlaments Havnis com certeza é a mais perigosa para os adversários, isto porque devido ao seu efeito, funciona como uma handtrap e possibilita que o jogador realize suas fusões durante o turno do oponente.

É certo que sua limitação irá reduzir a frequência com que o deck interrompe o turno do adversário, além de reduzir o número de “Tearlas” que podem ir para o cemitério durante os “mills”.

Loading icon

Ad

Tearlaments Kitkallos é simplesmente a melhor carta do deck. Pode adicionar ou enviar para o cemitério qualquer card do arquétipo diretamente do deck, e através de seu segundo efeito, você acessa um combo de “mill 8”. Além disso, é a única matéria de fusão específica para a invocação da Tearlaments Rulkallos.

A limitação desta carta pode parecer estranha à primeira vista, já que a maioria dos jogadores estão utilizando apenas 1 cópia dela em seu extra deck. Porém, com a chegada do Kashtira no metagame, esta única “Kitkallos” pode ser banida com a face para baixo através do efeito do Kashtira Unicorn ou do Number 89: Diablosis the Mind Hacker. Assim, limitá-la irá enfraquecer o deck e o deixará mais vulnerável ao Kashtira, mas sem matá-lo de uma só vez.

Loading icon

A limitação do Primeval Planet Perlereino tem o objetivo tanto de diminuir a consistência do deck, quanto de diminuir mais uma vez suas formas de interagir durante o turno do oponente, já que se você resolve um efeito de fusão Tearlaments ou o efeito de um shuffler Ishizu, esta magia de campo te permite destruir 1 card no campo de qualquer jogador.

Semi-Limitadas

Loading icon

Atualmente Salamangreat Gazelle encontra-se limitada e é o único card Salamangreat presente na banlist, uma vez que as outras cartas do arquétipo foram liberadas a 3 cópias nas últimas banlist’s.

Acredito em sua semi-limitação como teste para uma posterior liberação, já que se trata de um deck com teto baixo e que sua maior relevância recente foi como um tier 2 durante o formato onde o Despia era o melhor deck do jogo. E uma vez que o próprio Despia sofreu powercreep, não será o Salamangreat que irá desbalancear o metagame.

Ilimitadas

Loading icon

Aqui temos uma carta que foi limitada há algumas banlist’s, posteriormente foi semi-limitada e assim permanece até hoje.

Apesar de forte por comprar 2 cartas, Pot of Desires é uma carta justa devido ao seu alto custo de banir 10 cards do topo do deck, além disso, nenhum deck do meta atual a está utilizando, sendo assim, acredito que já está na hora de liberá-la a 3 cópias.

Qual carta provavelmente estará na próxima banlist 2023 de Yu-gi-Oh?

Loading icon

Conclusão

Gostaria de ressaltar que este palpite foi pensado como uma forma de enfraquecer o Tearlaments, mas sem retirá-lo do meta, uma vez que a konami aparenta querer manter este deck relevante no jogo por mais algum tempo.

Mas e aí, o que acharam da lista? Quais são os seus palpites para a próxima banlist? Conte aqui nos comentários.

Para obter mais informações sobre o universo Yu-Gi-Oh! TCG continue acompanhando nossos artigos, a Cards Realm agradece sua colaboração!