Introdução
Após o impacto da Banlist de abril de 2025 e o lançamento de Alliance Insight no início de maio, o metagame do Advanced Format do Yu-Gi-Oh! TCG finalmente está se consolidando. Como já tivemos alguns eventos grandes, podemos identificar facilmente os decks que estão se destacando no formato atual.
Confiram abaixo quais são os melhores decks do Yu-Gi-Oh! TCG em maio de 2025!
Tier 3
Mermail
O Mermail praticamente perdeu sua end board após os hits da banlist no Abyss Dweller e no Bahamut Shark (que fazia o deck acessar o Toadally Awesome), mas continua sendo um deck muito forte.
Nesse novo formato, a principal estratégia no going first é fazer o lock de Barrier Statue of the Torrent, além, é claro, do temido handloop que o deck já era capaz de aplicar. No going second, o deck é bastante agressivo e pode facilmente aplicar um OTK, devido ao volume de jogo que possui.
Ad
Crystron
O Crystron é um deck bastante divertido e que está melhor posicionado após o banimento do Abyss Dweller e a limitação do Dimension Shifter. Assim, o deck possui maior “liberdade” para jogar, principalmente no going second.
A forma de jogar do deck não mudou. Ele continua fazendo um combo sólido que pune interações do oponente sempre que coloca o Crystron Tristaros em campo.
Mas, assim como antes da banlist, o deck continua sofrendo com cards como Artifact Lancea, que estão em alta por conta do Maliss, mas também prejudicam bastante o Crystron, principalmente durante torneios mais competitivos.
Tier 2
Memento
No curto formato pós-banlist e pré-Alliance Insight, ouso dizer que o Memento era o melhor deck do Yu-Gi-Oh! TCG. Porém, após o lançamento da nova coleção, o deck foi ultrapassado pelos concorrentes que receberam suportes e aumentaram bastante o teto de poder de suas jogadas.
Ad
A estratégia do deck é basicamente fazer um spam de monstros para “enxamear” seu cemitério e conseguir fazer a invocação do boss monster Mementoal Tecuhtlica - Combined Creation. O processo para chegar ao seu objetivo é feito com grande capacidade de “desviar” de interações que dão alvo, aproveitando-se das eficazes magias rápidas do deck.
Apesar de ainda ser um deck decente, outro ponto que o torna mais fraco do que no formato passado é que ele deixou de ser um “deck surpresa”. Após se destacar e vencer grandes eventos como o YCS, grande parte dos jogadores procuraram entender como o deck funciona para conseguir vencê-lo.
Blue-Eyes Primite
O Blue-Eyes Primite é um deck bastante popular, não apenas por ser nostálgico, mas também por continuar sendo um deck sólido, com boa resiliência e reciclagem de recursos.
A principal vantagem do deck é que ele divide bem suas interações entre board (com Blue-Eyes Spirit Dragon e/ou Hieratic Seal of the Heavenly Spheres) e backrow (Majesty of the White Dragons e Primite Drillbeam). Além disso, o deck também utiliza um bom número de tech cards.
Tier 1.5
Ad
Fiendsmith
O Fiendsmith é a engine mais forte e versátil do Yu-Gi-Oh! TCG atualmente e está presente em diversos decks interessantes, sendo um fator determinante para o bom desempenho desses decks.
A principal variante do deck no formato atual é o Fiendsmith Kashtira, que se aproveita da versatilidade dos Fiendsmith aliada à agressividade dos Kashtira para obter vantagem após simplificar o jogo com suas diversas handtraps.
Tier 1
Ryzeal Mitsurugi
Ryzeal Mitsurugi é um deck que se fortaleceu bastante após o lançamento de Alliance Insight, pois as duas engines que formam o deck receberam excelentes suportes na coleção.
A nova “versão” do deck possui muito mais consistência e resiliência do que antes, além de fornecer mais volume de jogo para quebrar campos no going second.
Ad
Outra vantagem do deck é que ele continua com um grande espaço para tech cards, que são essenciais para o novo formato, onde o teto de poder subiu bastante.
Maliss
O Maliss é claramente o deck que mais ganhou reforços com os cards lançados em Alliance Insight. Entre eles, vieram suportes diretos como a Maliss [P] March Hare e a Maliss in the Mirror, além, é claro, dos cards @ignister, que combinam mais com o Maliss do que com seu próprio arquétipo.
Esse novo Maliss ganhou excelentes extenders que garantem ao deck ainda mais resiliência a interações e grande capacidade de quebrar campos já estabelecidos. Além disso, agora o deck também conta com um omni negate em sua board final, o Allied Code Talker @Ignister.
Além dos benefícios já mencionados, os novos cards tornam o Maliss bem melhor contra Artifact Lancea, seu principal counter nos formatos anteriores. Isto ocorre porque a engine cyberse não depende de banimentos para realizar seu combo.
Conclusão
Ad
Concordam com nossa lista? Sentiram falta de algum deck que não foi citado? Nos contem nos comentários.
Para obter mais informações sobre o universo Yu-Gi-Oh! TCG, continue acompanhando nossos artigos. Até o próximo!
— commentaires0
Soyez le premier à commenter