Sobre o Unchained
Unchained é um arquétipo formado por monstros do tipo Demônio e do atributo Trevas, Fogo e Água. A mecânica do arquétipo é baseada em gerar vantagem ao destruir suas cartas, que geralmente te permitem invocar outro monstro “Unchained” direto do deck para continuar seu combo. Além disso, o arquétipo possui monstros link com o efeito de realizar uma invocação-link utilizando um monstro do oponente como material, algo bastante útil para retirar os recursos do oponente.
Apesar de não ser um arquétipo novo, o deck surge como um bom candidato ao metagame atual por conta dos ótimos suportes recém-lançados em Duelist Nexus, que melhoraram sua consistência e resiliência, além de também aumentar o teto de poder das suas jogadas.
Ad
Confira a seguir como funciona o novo Unchained!
Decklist
Deck Principal
Aqui temos os monstros de nível baixo do arquétipo, que formam o sub-arquétipo “Unchained Twins” e, é através deles que você tentará alcançar os demais monstros do arquétipo.
Unchained Twins - Aruha é o seu principal starter; sua grande vantagem em relação aos demais monstros é que pode se invocar da mão ao destruir um de seus cards em campo.
Unchained Twins - Rakea também pode ser um starter, mas um pouco menos eficaz por gastar sua “normal summon”. Seu diferencial é que seu efeito de destruição é rápido, algo bastante útil, uma vez que isso pode ser usado para proteger outros monstros seus de um efeito que os escolham como alvo, por exemplo.
Já a Unchained Twins - Sarama não é exatamente um starter, já que precisa de um card “Unchained” no seu cemitério para ativar seu efeito. Porém, é muito importante durante seu combo e, além disso, no grind game, devido seu efeito de reciclar suas cartas armadilhas.
Agora chegamos aos monstros de nível alto, chamados de “Unchained Soul” e usados em menor quantidade por serem em sua maioria ruins de se comprar, devido à dificuldade em invocá-los.
Unchained Soul of Sharvara é um dos novos suportes e mais um starter para o deck. Seu efeito é praticamente uma mistura dos “Unchained Twins” Aruha e Rakea, além de ter o efeito adicional de baixar uma armadilha direto do deck.
Unchained Soul of Shyama é outro novo card e, apesar de ser bem útil, é considerado um “garnet” por não se invocar facilmente da mão. Geralmente, é o primeiro monstro que você tentará invocar do deck.
Abominable Unchained Soul é um velho membro do arquétipo e, antes dos suportes, era usado em maior quantidade. Hoje, apenas uma cópia é o suficiente. Seu efeito pode ser usado como extender se suas jogadas forem interrompidas, e também como interação durante o turno do seu oponente.
Abomination's Prison é a “rota” do deck, porém, com o diferencial de poder adicionar qualquer card do arquétipo à sua mão, incluindo suas cartas armadilhas. Além disso, possui o efeito adicional de invocar um monstro do seu deck se destruída enquanto está baixada em campo, algo que pode ser relevante para jogar em volta de cards como Droll & Lock Bird.
Abominable Chamber of the Unchained é uma armadilha que funciona como extender ou follow-up, enquanto a Escape of the Unchained é uma armadilha de interação. Porém, assim como sua “rota”, suas armadilhas compartilham o efeito de invocar monstros “Unchained” do deck se forem destruídas enquanto estão baixadas e são muito importantes durante seu combo inicial.
Apesar de estar mais consistente do que nunca, Pot of Prosperity está aqui para ajudar o deck a encontrar a carta necessária para iniciar seu combo, uma vez que suas jogadas precisam de uma combinação de 2 cards para funcionar.
Ad
O deck possui bastante espaço para techs, então, optei por utilizar apenas handtraps, sendo as mais genéricas possíveis, uma vez que são boas opções contra o principal deck do formato (Kashtira), além de serem as mais recomendadas num formato tão aberto, no qual se pode enfrentar os mais variados tipos de deck.
Deck Adicional
Unchained Soul Lord of Yama é o único card de consistência em seu extra deck e é de extrema importância para o deck e durante seu combo inicial, além de também ser uma boa forma de retornar para o jogo se seu campo for inutilizado.
Já Unchained Soul of Rage é a principal interação do arquétipo, devido seu efeito rápido, que garante um bom controle de campo ao seu deck.
Unchained Soul of Anguish possui um efeito similar ao Unchained Soul of Rage, mas que só pode ser usado em seu turno. Dessa forma, só é útil quando você enfrenta um campo já estabelecido.
Unchained Abomination é o boss monster do arquétipo e é muito bom para quebrar campos, uma vez que pode destruir até 3 cards num único turno através de seus efeitos, além de poder abrir caminho para um “otk”.
Com a chegada dos novos suportes, agora o deck tem capacidade de abusar da engine de D/D/D, que ajuda bastante a elevar o teto do deck, que agora consegue colocar 4 interações em sua mesa final.
Para dar maior utilidade à sua engine de D/D/D, composta apenas por monstros xyz, o deck também utiliza o Divine Arsenal AA-ZEUS - Sky Thunder, que pode ser útil em diversas partidas.
Dharc the Dark Charmer, Gloomy é um card de utilidade, devido seu efeito de “roubar” um monstro do tipo Trevas do cemitério do oponente. Além disso, quando destruído, você pode adicionar a Unchained Twins - Sarama à sua mão como follow-up.
Assim como “Dharc”, Muckraker From the Underworld é um card bastante útil, mas dessa vez não por mexer no cemitério do adversário, e sim no seu, ao renascer um monstro do tipo Demônio. Além disso, pode proteger um de seus monstros de destruição.
Knightmare Unicorn é uma boa opção de monstro para ser invocado através do efeito da Unchained Soul of Rage caso haja mais de um card do seu oponente em campo, além disso, o card é uma boa “escada” para a invocação do Accesscode Talker, um excelente finalizador de jogos.
Prosseguindo com a mecânica de usar monstros do oponente como material para suas invocações link, Underworld Goddess of the Closed World é uma ótima opção de card para lidar com towers do seu oponente, algo importante de se ter no deck devido à possibilidade do Purrely se popularizar no formato.
Ad
Objetivo do Unchained
Apesar de construir sua jogada através da destruição de seus cards, o objetivo do Unchained é colocar a Unchained Soul of Rage em seu campo final, que possui o efeito rápido de realizar uma invocação-link usando a si mesma e um monstro do oponente invocado por invocação-especial como material.
Além disso, para colocar mais interações em campo, seu combo inicial utiliza seus novos monstros de nível 6 para invocar o D/D/D Wave High King Caesar e mais, seus monstros de nível 3 são usados para a invocação-xyz do D/D/D Stone King Darius, que em seguida será usado como material para a invocação do D/D/D Deviser King Deus Machinex.
Dessa forma, você terá 3 monstros em campo, mas com a possibilidade de ter o dobro de interações, uma vez que os monstros D/D/D podem usar seus efeitos mais de uma vez por turno, e a Unchained Soul of Rage pode trazer mais uma interação para seu campo.
Combo Padrão
Deixarei a seguir o combo padrão se você abrir com Unchained Twins - Aruha + Escape of the Unchained:
> Primeiramente baixe a Escape of the Unchained em seu campo, e em seguida ative o efeito do Unchained Twins - Aruha para destruí-la e se invocar de sua mão;
> Ao ser destruída, a Escape of the Unchained atingirá seu gatilho de ativação. Use esse efeito para invocar o Unchained Soul of Shyama direto do seu deck;
> Ative o efeito do Unchained Soul of Shyama para destruir o Unchained Twins - Aruha e, em seguida, use o efeito do Unchained Twins - Aruha para invocar o Unchained Soul of Sharvara do seu deck;
> Agora use Unchained Soul of Shyama e Unchained Soul of Sharvara como material para invocação-link do Unchained Soul Lord of Yama;
> Em seguida, organize a corrente da seguinte forma: chain link 1 do Unchained Soul Lord of Yama para adicionar Unchained Twins - Rakea do seu deck à sua mão e chain link 2 do Unchained Soul of Sharvara para baixar a Abominable Chamber of the Unchained do seu deck em sua zona de magias/armadilhas;
> Após a corrente resolver, faça a invocação-normal do Unchained Twins - Rakea e use seu efeito para destruir a Abominable Chamber of the Unchained;
> Após a destruição da Abominable Chamber of the Unchained, use seu efeito para invocar a Unchained Twins - Sarama;
> Use o Unchained Soul Lord of Yama e o Unchained Twins - Rakea para invocar a Unchained Soul of Rage;
> Agora, ative o efeito da Unchained Twins - Sarama para invocar o Unchained Twins - Rakea em seu campo com a face virada para baixo e, em seguida, destrua o próprio “Rakea”;
> Ative o efeito do Unchained Twins - Rakea quando ele for destruído e invoque outro Unchained Twins - Aruha do seu deck;
> Agora, ative o efeito de cemitério do Unchained Soul of Shyama para destruir a Unchained Twins - Sarama e ela se invocar do seu cemitério para o campo;
Ad
> Com a destruição de seu monstro, você terá mais uma corrente para organizar, então escolha: chain link 1 da Unchained Twins - Sarama para invocar outro Unchained Soul of Sharvara do seu deck e chain link 2 do Unchained Soul Lord of Yama, que se bane do cemitério para invocar o Unchained Twins - Rakea;
Se tudo correu da maneira certa, além de seu monstro link, você terá dois monstros de nível 6 e mais dois monstros de nível 3.
> Assim, use seus dois monstros de nível 6 para realizar a invocação xyz do D/D/D Wave High King Caesar;
> Em seguida, use seus dois monstros de nível 3 para realizar a invocação xyz do D/D/D Stone King Darius e, logo após, use-o como material xyz para a invocação do D/D/D Deviser King Deus Machinex.
Dessa forma, seu campo terminará assim:
Principais Matchups do Formato
O campo final do Unchained é bastante forte, principalmente por conta da engine de D/D/D que o deck pode acessar atualmente, que além de colocar boas interações na mesa, pode ser usada mais de uma vez por turno. Assim, quando jogamos em primeiro, podemos lidar muito bem com os principais decks do formato pós Duelist Nexus, que deve continuar com o Kashtira no topo, seguido por Purrely, Labrynth e as variantes de Spright.
Nosso principal obstáculo indo em primeiro é que sua mesa é vulnerável a boardbreakers como Evenly Matched, Dark Ruler No More e Kurikara Divincarnate, porém, pelo menos nesse início de formato, a maioria dos jogadores está utilizando a abordagem de handtraps, e o Unchained pode se beneficiar disso por conseguir desviar bem das techs mais populares.
Já ao jogar em segundo, o Unchained pode ser bem agressivo e possui uma boa capacidade de quebrar campos, e assim, tem uma matchup interessante contra Labrynth e Spright. Porém, contra Purrely e Kashtira é um pouco diferente. O Purrely, por conta de seu boss monster inafetado, que só pode ser retirado de campo caso você tenha volume de monstros o suficiente para invocar a Underworld Goddess of the Closed World. E o Kashtira, por conta da sua mecânica de banimento, tanto por meio de seu boss monster Kashtira Arise-Heart quanto pelo Kashtira Fenrir.
Assim, contra esses decks, a matchup dependerá bastante das techs que você tiver para interagir com eles antes mesmo de chegar até o seu turno, uma vez que a melhor maneira de lidar com eles, é impedir que sua mesa seja estabelecida.
Conclusão
E aí, o que acharam do deck? Espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre e que se divirtam bastante com ele.
Fique à vontade para dar sua opinião aqui nos comentários. A Cards Realm agradece sua colaboração!
— Commenti0
Diventa il primo a commentare