Introdução
A partir de 09 de fevereiro de 2024, Phantom Nightmare, a coleção nova do Yu-Gi-Oh! TCG, estará legalizada. Ela traz cards excelentes para jogo, e dá apoio direto aos melhores decks da atualidade. Por outro lado, pode também aumentar o power creep do game no próximo formato.
Neste artigo, analisarei os cards principais desta coleção nova!
Cards Principais de Phantom Nightmare
Ad
Amada pelos fãs de Yu-Gi-Oh! GX, Yubel recebeu cartas de apoio novas e ganhou consistência, mas ainda tem poucas interações proativas.
O grande destaque deste arquétipo é sua fusão, que deve ser invocada usando um de seus monstros Yubel + 1 ou mais monstros do oponente, seja através de sua carta armadilha ou da Super Polymerization.
Goblins são criaturas recorrentes no Yu-Gi-Oh! desde o início desta franquia, mas só agora elas receberam a estrutura de um arquétipo, e agora têm um design mais moderno, pois usam roupas características de gangues de motoqueiros - além, é claro, de utilizarem feras domesticadas para se locomover.
O estilo de jogo deste deck foca em spammar monstros nível 3 para realizar invocações-xyz e, apesar desta estratégia não ser tão boa no OCG, diversos jogadores do TCG acham que tem potencial no metagame.
Snake-Eyes Populus é um dos grandes cards desta coleção e traz apoio para os decks que utilizam a engine Sinful Spoils, principalmente o Fire King, uma vez que é mais uma carta que busca a Original Sinful Spoils - Snake-Eye. Assim, “Populus” pode funcionar tanto como um starter quanto como um extender, e torna este deck mais resiliente a interações.
Horus the Black Flame Deity é o primeiro monstro Horus com efeitos de interação que se ativam de sua mão. O primeiro deles é uma interação proativa e funciona como um board breaker, já o segundo é uma interação reativa, e funciona como uma handtrap.
Já a Stone Wall of the Imperial Tombs é um card que melhora bastante a estratégia Horus, pois, além de ser uma ROTA para monstros Horus, possui o nome “King's Sarcophagus” enquanto está em campo, o que nos permite invocar/ativar seus monstros.
Voiceless Voice é mais um arquétipo que tem potencial no metagame novo, e dessa vez foca na invocação-ritual.
Este arquétipo novo está conectado a alguns cards clássicos, e apresenta formas novas deles:
> Novox, the Voiceless Voice Disciple = Novox's Prayer.
> Saffira, the Wise Voiceless Voice Queen = Saffira, Queen of Dragons.
> Sauravis, the Sagely Voiceless Voice Dragon = Sauravis, the Ancient and Ascended.
> Skull Guardian, the Voiceless Voice Protector = Skull Guardian.
Este deck basicamente foca em invocar o Skull Guardian, the Voiceless Voice Protector enquanto mantém a Novox, the Voiceless Voice Disciple em seu campo (ou cemitério), para dobrar os pontos de ATK do seu boss monster, e lhe dar um efeito de omni negate. Além disso, este deck é bem consistente e tem um espaço bom para techs, além de poder aproveitar bem a engine Dogmatika, já que não depende do extra deck.
Ad
Assim como sua ilustração nos mostra, EM:P Gremeowde está diretamente ligado a I:P Masquerena, tanto por lore quanto por ter sinergia com seus efeitos, apesar de não formarem um arquétipo. Este card pode ser bem utilizado em qualquer deck que acesse monstros link com facilidade, mas considero bem mais eficiente usá-lo no Spright, que tem muita sinergia com monstros de nível 2, e consegue acessá-lo facilmente.
Majespecter Orthrus - Nue é uma carta de apoio muito forte e inesperada, pois este é um arquétipo antigo. Este card melhora bastante a consistência deste deck, e muitos veem potencial competitivo no Majespecter após o lançamento do “Nue”. O que pode impedir o sucesso deste deck é sua falta de resiliência, uma vez que seu oponente irá focar suas interações neste monstro novo, o que vai deixar seu jogador bem vulnerável.
Promethean Princess, Bestower of Flames é mais uma carta de apoio para os decks de Fogo que prometem dominar o próximo formato do Yu-Gi-Oh! TCG, e é considerada pela maioria dos jogadores como o card principal desta coleção.
Através de seu primeiro efeito, “Promethean Princess” é um extender e, enquanto está no cemitério, é uma interação que retorna ao campo, o que também a torna uma carta de follow-up. Dessa forma, este card melhora a resiliência e também o teto de poder dos decks tier 1 deste formato pós-Phantom Nightmare.
Sebek's Sorcerer é mais um link-2 genérico que chega ao Yu-Gi-Oh! TCG, porém, ao contrário de outros monstros extremamente poderosos e por isso, nocivos ao jogo, “Sebek’s” possui apenas efeitos relacionados a pontos de vida, e pode aumentá-los ou diminuí-los. Apesar de não ser algo tão poderoso, este card pode ser relevante se utilizado como uma condição de vitória no game 3, quando o tempo de jogo está acabando.
Iron Thunderhammer é mais um card excelente nesta coleção, e é um card que chega para “aposentar” a Solemn Judgment, já que é claramente uma versão melhorada dela, tanto por negar efeitos de monstros, quanto por sua interação com cards em sua mesma coluna.
Resumidamente, "Swallow's Cowrie" é uma ROTA para monstros Besta Alada, mas com a pequena “desvantagem” de precisar tributar um monstro com o mesmo nível. A princípio, parece uma carta muito específica, mas, se observarmos bem, este card tem muita sinergia com o Floowandereeze, além de ser bastante similar à própria ROTA do arquétipo Floowandereeze and the Advent of Adventure. Assim, acredito que os jogadores irão testar a "Swallow's Cowrie", para tentar resolver o problema de consistência do Floowandereeze.
Ad
Para finalizar, temos o Ashened, o mais novo arquétipo exclusivo do TCG da franquia Yu-Gi-Oh!, baseado no game “Dark Souls”. Este arquétipo novo se destaca por suas belas ilustrações e é formado por monstros do tipo Pyro e atributo Trevas.
Este arquétipo ainda não possui monstros de extra deck, mas sua primeira leva de cartas parece promissora. A estratégia deste deck parece focar na sua magia de campo, Obsidim, the Ashened City, que muda o tipo de monstro dos monstros do oponente para Pyro durante seu turno, mas por enquanto ainda não possui uma forma clara de usar isso ao seu favor. Assim, o foco atualmente será colocar o Veidos the Eruption Dragon of Extinction no campo do oponente para ativar seu gatilho de ativação e destruir os demais monstros do adversário.
Conclusão
Mas e aí, o que acharam das cartas de Phantom Nightmare? Quais delas pretendem comprar? Responda aqui nos comentários.
Para obter mais informações sobre o universo Yu-Gi-Oh! TCG, continue acompanhando nossos artigos.
A Cards Realm agradece sua colaboração!
— Commenti0
Diventa il primo a commentare