O que são Cards Proxy?
Cards proxy são cópias de cartas originais criadas com a finalidade de testar decks ou cartas em duelos físicos. Costumam ser utilizadas por players que preferem testar as cartas antes de comprá-las e também por aqueles que não têm condições de adquirir cards de preço elevado.
Apesar de serem réplicas, proxies não são “perfeitas” e podem ser identificadas como tal se comparadas com cards originais ou até mesmo observando suas “falhas de impressão”.
Ad
Cards Proxy são permitidos em torneios?
Torneios oficiais de Yu-Gi-Oh! TCG só permitem o uso de cards originais e impressos para o formato TCG, ou seja, cards proxy e também cards OCG (formato jogado na Ásia) são considerados ilegais e não podem ser usados em torneios oficiais no Ocidente.
Porém, apesar de proxies serem ilegais em torneios competitivos, é bem pertinente estender a discussão para os duelos casuais e torneios “for fun”, que não são oficiais. Assim, podemos reformular a pergunta inicial:
Posso usar cards proxy em partidas casuais de Yu-Gi-Oh?
A princípio não deveria haver problema algum em usar proxies numa partida que tem como único objetivo a diversão dos jogadores, uma vez que não há nenhum fator financeiro envolvido. Mas na prática, é comum que outros jogadores “boicotem” aqueles que utilizam proxies.
O argumento mais utilizado para justificar essa prática é o de que o uso de cards proxy atrapalham as vendas de cards originais e que a pirataria é prejudicial ao jogo. Mas me parece muito que o verdadeiro motivo é financeiro, uma vez que é necessário um investimento bem maior para adquirir um deck com cards originais enquanto um deck com cards proxy é bem mais barato. Mas isso faz algum sentido? Há demérito em não ter acesso a cards de preço alto?
Além disso, muitos desses jogadores dão o mesmo tratamento aos que usam cards OCG. O que reforça a hipótese de se tratar de uma questão financeira, uma vez que cards OCG são originais, mas custam bem menos que cards TCG, e provavelmente por isso são ilegais em torneios oficiais do TCG.
Realmente seria esperar demais que uma empresa de cardgame permita o uso de cards piratas em seus eventos, mas não me parece legal que jogadores tenham esse tipo de atitude uns com os outros, principalmente em partidas que forem extremamente casuais.
Orica é o mesmo que Proxy?
Ao contrário do que muitos acreditam, orica e proxy não são a mesma coisa. Apesar de serem impressos da mesma forma que cards proxy, cards orica são criações “originais” de fãs do Yu-Gi-Oh. Dessa forma, o termo “orica” se refere tanto à cards inteiramente criados por fãs (não existentes no cardgame) quanto à cards existentes no jogo, mas com artes alternativas (não oficiais).
Assim como proxies, cards orica só servem para coleção ou partidas casuais, e não podem ser utilizadas em torneios oficiais.
Como evitar gastar com cards desnecessários?
Cards proxy são criados justamente para te ajudar a economizar, então você pode utilizá-los para testar decks ou cartas específicas em casa com seus amigos. Você também pode utilizar proxies para aprender a enfrentar um determinado deck, ler as cartas e reproduzir seus combos com certeza irá te ajudar a identificar os pontos fracos daquele deck.
Além disso, outra forma de utilizar proxies é criando seus próprios tokens e field centers!
Ad
Conclusão
Mas e aí, qual a sua opinião sobre o uso de cards proxy? Conte aqui nos comentários. Para obter mais informações sobre o universo Yu-Gi-Oh! TCG continue acompanhando nossos artigos, a Cards Realm agradece a sua colaboração!
— Comentarios0
Se el primero en comentar