Introdução
O Yu-Gi-Oh conta com diversas regras e interações bem específicas que acabam gerando uma série de dúvidas, principalmente para aqueles que estão iniciando no card game. Por isso, preparamos este artigo na tentativa de facilitar seu aprendizado acerca das interações de Chain Link e SEGOC.
Explicarei a seguir tudo que você precisa saber!
O que é Chain Link?
Uma Corrente é uma “pilha” que determina a ordem de resolução das cartas e efeitos ativados durante um duelo. Cartas e efeitos só vão em uma Corrente se forem ativados.
Ad
Correntes são formadas quando uma carta ou efeito é ativado em resposta à ativação de outra carta ou efeito. Cada ativação é colocada como um Elo da Corrente (Chain Link), sendo a primeira ativação o Elo 1 da Corrente ou “Chain Link 1”. Os jogadores devem seguir as regras de tempo de efeito rápido ao adicionar efeitos à corrente.
Se nenhum dos jogadores responder à Chain Link mais recente, a Corrente resolve, com os Elos da Corrente resolvendo em ordem oposta à sua ativação.
Cartas e efeitos só podem ser adicionados a uma Corrente enquanto a mesma está sendo construída e, uma vez que uma Corrente começa a ser resolvida, cartas e efeitos não podem ser ativados até que toda a Corrente seja resolvida.
Iniciando uma corrente
O jogador do turno tem o direito de iniciar uma Corrente a qualquer momento durante seu turno. Porém, esse direito passará para o oponente em algumas ocasiões. São elas:
> Quando o jogador do turno não deseja realizar nenhuma ação enquanto o estado do jogo estiver fechado;
> Quando o jogador do turno quer passar para próxima Etapa/Fase do duelo;
> Quando o oponente tem um efeito Virar, Gatilho ou Tipo Gatilho que atende ao seu tempo de ativação.
Construindo uma Corrente
A carta ou efeito que iniciou a Corrente corresponde ao Elo 1 da Corrente ou Chain Link 1. O próximo será Chain Link 2, depois Chain Link 3 e assim sucessivamente, com cada um dos números correspondendo a quando foi ativado em relação às outras Chain Links.
Cartas e efeitos só podem ser ativados como Chain Link 2 ou superior se tiverem uma velocidade de magia igual ou maior que a Chain Link anterior. Efeitos com velocidade de magia 1 não podem ser ativados como Chain Link 2 ou superior, exceto para efeitos de Gatilho e Tipo Gatilho caso acionados simultaneamente; neste caso, eles devem ser colocados na Corrente primeiro antes que qualquer jogador tenha a oportunidade de ativar efeitos rápidos.
Novas Chain Links podem ser ativadas em resposta tanto à ativação mais recente (o Chain Link imediatamente anterior) quanto à carta ou efeito ao qual a Chain Link 1 está respondendo.
Depois de colocar todos os efeitos com velocidade de magia 1 na Corrente, ou após qualquer ativação de efeito rápido, o jogador que não adicionou o último Elo da Corrente atual tem o direito de adicionar um novo ou passar para seu oponente. Se o oponente não adicionar efeitos à Corrente, a mesma estará completa. Cartas e efeitos não podem ser resolvidos até que a Corrente esteja completa.
Resolvendo uma Corrente
Uma vez que ambos os jogadores decidiram não adicionar mais efeitos à Corrente, a mesma está completa. Assim, a Corrente é resolvida, começando a partir da Chain Link mais recente da Corrente. Ou seja, a Corrente resolve de trás para frente. Cartas e efeitos não podem ser ativados enquanto a Corrente estiver resolvendo.
Uma vez que toda a Corrente seja resolvida, se alguma das cartas ainda não tiver sido movida para outro local, elas serão enviadas para o cemitério. Essa ação ocorre simultaneamente com a última parte da resolução do efeito da última Chain Link que foi resolvida.
Ad
Exemplo
Chain Link 1: Jogador 1 ativa Raigeki.
Chain Link 2: Jogador 2 ativa Anti Raigeki em resposta a “Raigeki”.
Chain Link 3: Jogador 1 ativa Solemn Judgment em resposta a “Anti Raigeki” pagando metade dos seus pontos de vida.
A Corrente é resolvida na ordem de ativação inversa, começando pela última Chain Link que foi ativada.
Chain Link 3: Solemn Judgment resolve negando a ativação de “Anti Raigeki” e a destrói.
Chain Link 2: Anti Raigeki tem sua ativação negada, então nada acontece neste Chain Link.
Chain Link 3: O efeito de Raigeki resolve, destruindo todos os monstros que o jogador 2 controla.
O que é SEGOC?
SEGOC é a abreviação de Simultaneous Effects Go On Chain (efeitos simultâneos vão em corrente), que é um processo utilizado para lidar com vários efeitos Gatilho ou Tipo Gatilho que atingem seu tempo de ativação ao mesmo tempo. Se isso ocorrer, todos os efeitos Gatilho e Tipo Gatilho ativados são colocados em uma Corrente.
Por exemplo, se Dharc the Dark Charmer, Gloomy atacar Lyna the Light Charmer, Lustrous, como ambos possuem 1850 pontos de ataque, os dois serão destruídos em decorrência dessa batalha e irão atingir seus tempos de ativação ao mesmo tempo.
Isso não se aplica a efeitos que ativam "Durante a […] Fase…" ou "No final da […] Fase…", como monstros "Besta Gladiadora". Em vez disso, cada efeito é ativado como Chain Link 1 de sua própria Corrente.
Se um efeito Gatilho ou Tipo Gatilho atingir seu tempo de ativação durante a ativação ou resolução de uma Corrente, seu efeito não pode ser ativado até que essa Corrente seja totalmente resolvida. Se esse efeito não perder o tempo de ativação, ele inicia uma nova Corrente imediatamente após a resolução completa da Corrente anterior. Se vários efeitos Gatilho ou Tipo Gatilho fizerem isso, todos eles formam uma Corrente usando as regras “SEGOC”.
Ordem de ativação
Efeitos de Gatilho e Tipo Gatilho quando ativados ao mesmo tempo, devem seguir a seguinte ordem na construção da Corrente:
> Efeitos mandatórios do jogador do turno;
> Efeitos mandatórios do outro jogador;
> Efeitos opcionais do jogador do turno;
> Efeitos opcionais do outro jogador.
Se um jogador possui dois efeitos na mesma categoria (sendo dois efeitos mandatórios ou dois efeitos opcionais), então esse jogador decide a ordem em que irá ativá-los, mas sempre respeitando a ordem mostrada acima.
Exemplo 1
Jogador 1 controla Babycerasaurus e Overtex Qoatlus. Enquanto o Jogador 2 controla Sangan e Peten the Dark Clown. O Jogador 1 ativa Dark Hole para destruir todos esses monstros simultaneamente, então os efeitos dos 4 monstros atingem seus tempos de ativação ao mesmo tempo, assim, a Corrente será construída da seguinte forma:
Chain Link 1: Babycerasaurus, que é o único efeito mandatório do jogador do turno.
Ad
Chain Link 2: Sangan, que é o único efeito mandatório do outro jogador.
Chain Link 3: Overtex Qoatlus, que é o único efeito opcional do jogador do turno, caso ele escolha ativá-lo.
Chain Link 4: Peten the Dark Clown, que é o único efeito opcional do outro jogador, caso ele escolha ativá-lo.
Exemplo 2
Jogador 1 controla Dharc the Dark Charmer, Gloomy e declara ataque a Lyna the Light Charmer, Lustrous no controle do oponente. Após o cálculo de dano ambos são destruídos, a Corrente será construída da seguinte forma:
Chain Link 1: Dharc the Dark Charmer, Gloomy, que é o único efeito opcional do jogador do turno, caso ele escolha ativá-lo.
Chain Link 2: Lyna the Light Charmer, Lustrous, que é o único efeito opcional do outro jogador, caso ele escolha ativá-lo.
Exemplo 3
Jogador 1 controla Sangan e Witch of the Black Forest. Enquanto o Jogador 2 controla Sangan e Peten the Dark Clown. O Jogador 1 ativa Dark Hole para destruir todos esses monstros simultaneamente, então os efeitos dos 4 monstros atingem seus tempos de ativação ao mesmo tempo, assim, a Corrente será construída da seguinte forma:
Chain Link 1 e Chain Link 2: O jogador do turno possui 2 efeitos mandatórios de Sangan e Witch of the Black Forest. Esses efeitos serão Chain Links 1 e 2, o jogador do turno decide a ordem em que eles serão ativados.
Chain Link 3: Sangan, que é o único efeito mandatório do outro jogador.
Chain Link 4: Peten the Dark Clown, que é o único efeito opcional do outro jogador, caso ele escolha ativá-lo.
Limitação do SEGOC
Cada duelista só pode ativar 1 efeito Gatilho de um monstro que possa invocar a si mesmo por Invocação-Especial da mão por Corrente.
Exemplo 1
Mesmo que o jogador tenha Battle Fader e Ogre of the Scarlet Sorrow na mão quando seu oponente declara seu segundo ataque direto durante um determinado turno, ele só pode ativar o efeito de uma dessas cartas.
Exemplo 2
Quando um monstro do Tipo Besta virado para cima que o jogador controla é destruído e enviado para o Cemitério, mesmo que haja várias cópias de Green Baboon, Defender of the Forest em sua mão e/ou Cemitério, eles só podem ativar o efeito de um deles. Isso se aplica mesmo se todas as cópias estiverem no Cemitério.
Chain Blocking
A regra da Corrente só permite que a última Chain Link seja respondida, enquanto o “SEGOC” permite que os jogadores escolham a ordem de ativação do efeito, uma vez que eles têm a mesma prioridade.
O “Chain blocking” consiste em organizar suas Chain Links de forma a “proteger” seus efeitos mais importantes, colocando-os nas Chain Links anteriores e os menos importantes ou mais difíceis de combater como o último.
Ad
Exemplo
O Jogador 1 controla Flame Bufferlo enquanto o Jogador 2 tem Ash Blossom & Joyous Spring na mão. O Jogador 1 decide usar Flame Bufferlo como matéria para a Invocação-Link de Salamangreat Balelynx, nesse momento há dois efeitos opcionais que podem ser ativados e para “jogar em volta” de uma possível Ash Blossom & Joyous Spring na mão do oponente, o jogador deve colocar seu efeito mais importante como Chain Link 1 e o menos importante como Chain Link 2.
A Corrente seria construída da seguinte forma:
Chain Link 1: Flame Bufferlo, que te permite descartar um monstro do Tipo Cyberse e comprar 2 cartas.
Chain Link 2: Salamangreat Balelynx, que te permite adicionar Salamangreat Sanctuary do deck para mão.
Assim, mesmo que o Jogador 2 decida ativar Ash Blossom & Joyous Spring como Chain Link 3, ele só poderá negar o efeito da Chain Link mais recente, ou seja, o Jogador 1 ainda resolverá seu efeito mais importante, que é descartar um monstro Cyberse e comprar 2 cartas.
Conclusão
Para obter mais dicas e informações sobre o universo Yu-Gi-Oh! TCG continue acompanhando nossos artigos, a Cards Realm agradece!
— Comentários0
Seja o primeiro a comentar