Yu-Gi-Oh TCG

Deck Guide

Deck Tech: Mikanko

, Comment regular icon0 comments

Aprenda a jogar com o Mikanko, deck campeão do YCS Santa Cruz de la Sierra 2023 que é capaz de realizar um FTK!

Edit Article

目录

  1. > Sobre o deck Mikanko
    1. Decklist
    2. Deck Principal
    3. Deck Adicional
  2. > Objetivo do Deck Mikanko
    1. Combo Padrão
  3. > Matchups Principais do Formato
  4. > Conclusão

Sobre o deck Mikanko

No YCS Santa Cruz de la Sierra 2023, que aconteceu nos dias 28 e 29 de outubro, o brasileiro Michel Veríssimo consagrou-se campeão utilizando este deck: Mikanko. Este deck estava fora do radar do metagame, mas se provou uma opção viável desde então.

Image content of the Website

Mikanko é um arquétipo de ritual que interage com magias de equipamento. Elas podem tanto equipar seus monstros para fornecer efeitos melhores a eles, quanto os monstros do oponente para você tomar o seu controle no campo.

Ad

Além disso, este deck utiliza algumas engines para acessar monstros genéricos do extra deck que possibilitam um combo de FTK poderoso.

Confira abaixo como funciona este deck: Mikanko!

Decklist

Loading icon

Deck Principal

Loading icon

Ohime the Manifested Mikanko é a principal buscadora de cards do arquétipo, além de ser a boss monster da estratégia. Ha-Re the Sword Mikanko é a buscadora de magias de equipamento do arquétipo, e, por ser do tipo Warrior, é importante em seus combos de Isolde, Two Tales of the Noble Knights.

Hu-Li the Jewel Mikanko é a buscadora de armadilhas do arquétipo e, além disso, possui um efeito que impede seu oponente de alvejar seus cards “Mikanko”.

Além de seus efeitos únicos, os monstros “Mikanko” possuem o efeito compartilhado de obrigar o seu oponente a sofrer o dano de batalhas que as envolvem, enquanto estão equipadas com uma magia de equipamento. Isso costuma ser relevante para este deck finalizar os duelos.

Loading icon

A maioria das magias de equipamento “Mikanko” possuem o efeito compartilhado de proteger o monstro equipado de destruição por efeitos de card, além de possuírem efeitos únicos, mas parecidos, que envolvem a devolução de cartas do campo para a mão e a invocação-especial de monstros “Mikanko” do deck, mão ou cemitério.

Loading icon

The Great Mikanko Ceremony e Mikanko Kagura possuem a mesma função no deck, que é invocar sua boss monster, Ohime the Manifested Mikanko.

Já a Mikanko Spiritwalk é a única interação proativa do arquétipo durante o turno do oponente, além de ser um card de follow-up enquanto está no cemitério.

Loading icon

Gen the Diamond Tiger e Ken the Warrior Dragon são os principais “normal summon” do deck, e funcionam como starters para acessar o combo principal do deck.

Possuem uma interação excelente com as TTT’s e a Change of Heart, que funcionam mais como extenders do que como techs nesse deck.

Loading icon

Loading icon

Infernoble Knight - Renaud e Fire Flint Lady são seus extenders para jogadas de Isolde, Two Tales of the Noble Knights.

Além disso, são os únicos alvos da sua engine, “Sinful Spoils”, que, neste deck, possui apenas o objetivo de colocar mais um Warrior na mesa.

Loading icon

Loading icon

Chegamos às suas magias de consistência, que te ajudam a encontrar cards importantes para a estratégia do deck, como a Ohime the Manifested Mikanko e seus monstros Warrior.

Ad

Loading icon

Para finalizar, Nibiru, the Primal Being é a única handtrap do deck, que, por possuir pouco espaço para techs, optou por uma interação de alto impacto, teoricamente capaz de lidar com o oponente sem a necessidade de parear techs.

Deck Adicional

Loading icon

Isolde, Two Tales of the Noble Knights pode ser considerada uma starter de extra deck, e é extremamente importante para o seu combo.

Loading icon

Estes são os responsáveis pelo FTK que este deck é capaz de realizar. Ele ocorre ao utilizar o efeito da Geonator Transverser para colocar o Number 30: Acid Golem of Destruction no campo do oponente, impedindo-o de realizar invocações-especiais, algo que geralmente é o suficiente para garantir a vitória.

Loading icon

S:P Little Knight é, atualmente, o monstro link principal do jogo, e é bastante importante neste deck. Sempre que possível estará em seu campo final, servindo como interação no turno seguinte.

Loading icon

Number 3: Cicada King é um monstro xyz classe 3 que geralmente só será utilizado caso seu combo padrão não seja completado, ou quando você não consegue finalizar o duelo no turno 3.

Além de ser um negate, pode ser usado em jogadas de “rank-up” para acessar o Digital Bug Corebage, que será usado em seguida para acessar o Full Armored Dark Knight Lancer.

Loading icon

Loading icon

Para completar os monstros xyz’s, este deck utiliza um “Combo Zeus”, que pode ser invocado com diversas matérias se acessado após sua engine de rank-up.

Loading icon

Hiita the Fire Charmer, Ablaze e Lyna the Light Charmer, Lustrous são usadas em situações nas quais você quer acessar seus links maiores para finalizar uma partida, no grind game ou em momentos difíceis após não conseguir combar.

Além disso, é apenas através de suas “Charmer”, usando seu efeito para invocar um regulador do cemitério do oponente, que é possível invocar o Herald of the Arc Light.

Loading icon

Selene, Queen of the Master Magicians é o único monstro link-3 do deck e te ajuda a acessar seus monstros link-4; a Apollousa, Bow of the Goddess para controlar e o Accesscode Talker para finalizar partidas.

Objetivo do Deck Mikanko

O objetivo do deck Mikanko é realizar seu combo de FTK ao utilizar o efeito da Geonator Transverser para colocar o Number 30: Acid Golem of Destruction no campo do oponente, impedindo-o de usar invocações-especiais. Isto é algo que geralmente resulta numa vitória, uma vez que atualmente a maioria dos decks depende desse tipo de invocação para jogar.

Ad

Além de colocar o Number 30: Acid Golem of Destruction no campo do oponente, seu combo resulta numa S:P Little Knight em seu campo e, dependendo das cartas em sua mão inicial, você também pode contar com uma Ohime the Manifested Mikanko.

Combo Padrão

Deixarei a seguir o combo padrão se você abrir com Ken the Warrior Dragon + Mikanko Water Arabesque:

> Primeiramente, faça a invocação-normal do Ken the Warrior Dragon e, em seguida, ative seu efeito para invocar um Gen the Diamond Tiger do seu deck no campo do oponente;

> Ao ser invocado, Gen the Diamond Tiger ativará seu efeito obrigatório, obrigando seu oponente a descartar uma carta de sua própria mão;

> Agora, ative a Mikanko Water Arabesque equipando-a no Gen the Diamond Tiger (que está no campo do oponente) e ative seu efeito para invocar a Ha-Re the Sword Mikanko;

Na resolução deste efeito, o Gen the Diamond Tiger será “devolvido” à sua mão, e a Mikanko Water Arabesque irá se equipar na Ha-Re the Sword Mikanko.

> Em seguida, ative o efeito da Ha-Re the Sword Mikanko para adicionar a Mikanko Fire Dance do seu deck à sua mão;

> Agora, utilize ambos os monstros em seu campo para invocar a Isolde, Two Tales of the Noble Knights e adicione o Infernoble Knight - Renaud do seu deck à sua mão, através do primeiro efeito da “Isolde”.

> Após resolver este efeito, ative o segundo efeito da Isolde, Two Tales of the Noble Knights, enviando 3 magias de equipamento do seu deck para o cemitério como custo (sempre que possível, envie a Mikanko Dance - Mayowashidori entre elas), para realizar a invocação-especial de mais uma cópia do Gen the Diamond Tiger do seu deck, mas dessa vez em seu próprio campo;

> Agora, ative o efeito de Gen the Diamond Tiger para invocar um Ken the Warrior Dragon do seu deck no campo do oponente (invoque-o na zona de monstros do meio ou na que fica mais próxima do extra deck do seu oponente);

> Ao ser invocado, Ken the Warrior Dragon ativará seu efeito obrigatório, te comprando duas cartas e descartando uma delas;

> Em seguida, ative a Mikanko Fire Dance para invocar a Ha-Re the Sword Mikanko do seu cemitério e equipe-a com este card. Além disso, se houver um monstro no cemitério do oponente, invoque-o também;

> Utilize a Ha-Re the Sword Mikanko e a Isolde, Two Tales of the Noble Knights como material para a invocação da Geonator Transverser (certifique-se de invocá-la de forma que ela esteja apontando para o Ken the Warrior Dragon que você colocou no campo do oponente);

> Agora, ative o efeito da Mikanko Dance - Mayowashidori para invocar mais uma vez a Ha-Re the Sword Mikanko do seu cemitério, equipando-a com este card logo em seguida;

> Em seguida, utilize Gen the Diamond Tiger e Ha-Re the Sword Mikanko como matéria xyz para a invocação do Number 30: Acid Golem of Destruction (invoque-o na zona para onde a “Geonator” aponta);

> Agora, ative o efeito da Geonator Transverser para trocar o controle dos dois monstros que estão nas zonas em que ela aponta, de forma a deixar o Number 30: Acid Golem of Destruction no campo do oponente para impedi-lo de usar invocações especiais;

Ad

> Com o combo finalmente completo, utilize os dois monstros que sobraram em seu campo para invocar a S:P Little Knight e use seu efeito para banir um card no cemitério ou campo do oponente.

Dessa forma, seu campo terminará assim:

Image content of the Website

Ao realizar este combo, você garante pelo menos duas cartas como follow-up, além, é claro, das demais cartas de sua mão inicial. Assim, você garante volume de jogo para aplicar um OTK durante seu próximo turno.

Matchups Principais do Formato

Apesar do campo parecer simples, a grande maioria dos decks depende de invocações-especiais para realizar suas jogadas. Assim, o Number 30: Acid Golem of Destruction se torna mais um FTK presente no nosso querido jogo de cartas. Isso se deve obviamente às principais tendências do formato, nas quais, naquele momento, a maioria dos jogadores deixou de utilizar handtraps para usar board breakers, e mais; board breakers que não conseguiam lidar com o “Acid Golem” em seu próprio campo.

Assim como grande parte dos decks de combo, handtraps são as piores inimigas do Mikanko, que possui desvantagem em matchups contra decks com um espaço bom para techs. Apesar disso, este deck possui vários extenders e é necessário que o adversário interaja nos pontos cruciais do seu combo para realmente pará-lo.

Já contra decks com menos espaço para techs ou que optaram por utilizar board breakers, este deck se sobressai ao jogar em primeiro, geralmente sendo capaz de lockar o oponente e finalizá-lo no turno 3. Além disso, no “go second”, este deck consegue lidar com campos estabelecidos por usar alguns board breakers em sua estratégia e também por possui um volume bom de invocações-especiais. Temos também o efeito compartilhado dos monstros “Mikanko”, que podem ajudá-lo a vencer a partida ao atacar monstros com mais pontos de ATK, aplicando o dano nos pontos de vida do oponente.

Conclusão

E aí, o que acharam do deck? Espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre ele e que se divirtam bastante com ele.

Fique à vontade para dar sua opinião aqui nos comentários. A Cards Realm agradece sua colaboração!