Yu-Gi-Oh TCG

Deck Guide

Deck Tech: Rescue-Ace Diabellstar Pós-Age of Overlord

, Comment regular icon0 comments

Aprenda a jogar com o Rescue-Ace Diabellstar, um dos candidatos principais à melhor deck do formato pós-Age of Overlord!

Writer image

revisado por Tabata Marques

Edit Article

Sobre o Rescue-Ace Diabellstar

Rescue-Ace é um arquétipo baseado em bombeiros e seus equipamentos, formado por monstros do atributo Fogo e pelos tipos Warrior e Machine.

A estratégia do deck é bastante direta: é preciso jogar suas cartas armadilhas enquanto mantém o Rescue-ACE Hydrant em campo, para que seus efeitos sejam melhorados. Para ajudar o deck a fazer essa jogada, temos a engine de “Diabellstar”, que possui a função de adicionar qualquer monstro de nível 1 à sua mão. Ela é importante tanto para melhorar sua consistência quanto para te ajudar a fazer jogadas mais fortes.

Ad

Loading icon

Apesar de ser simples, o deck possui um volume de jogo bom e é capaz de forçar bem as interações do oponente ao jogar em segundo, além de conseguir criar um campo forte ao jogar em primeiro. Assim, devido a sua competência, o deck é um dos candidatos à tier 1 no metagame pós-Age of Overlordlink outside website.

Confira a seguir como funciona o Rescue-Ace Diabellstar!

Decklist

Loading icon

Deck Principal

Loading icon

Neste deck, a engine “Diabellstar” funciona como starter: sua função é acionar o Rescue-ACE Hydrant direto do deck para iniciar seus combos. Além disso, também é possível invocar ou adicionar à mão outros monstros de nível 1 que compõem o deck.

Loading icon

Jet Synchron é um dos “alvos” de sua engine “Diabellstar”, porém apenas quando você já tem uma forma de colocar o “Hydrant” em campo. Apesar disso, é um card bastante importante por ser sua única forma de acessar os monstros Synchro em seu extra deck.

Loading icon

Além de ser seu buscador de monstros, Rescue-ACE Hydrant possui um papel fundamental na estratégia do deck, uma vez que garante efeitos adicionais às suas magias e armadilhas quando está em campo.

Rescue-ACE Air Lifter é seu buscador de magias e é a melhor “normal summon” do deck, além de ser o único “1 card combo” do arquétipo. Além disso, possui um efeito rápido similar ao de uma “handtrap”, que te permite interagir ainda no turno do oponente mesmo jogando em segundo.

Assim como o “Air Lifter”, Rescue-ACE Impulse pode interagir com o oponente ativando seu efeito de “handtrap”. Além dessa capacidade de gerar vantagem ainda no turno do oponente, ele também pode funcionar como mais uma interação enquanto está em campo.

Loading icon

Rescue-ACE Preventer é um card com efeitos múltiplos. Devido a isso, é muito importante no deck, apesar de não ser um dos cards mais lembrados quando se fala do Rescue-ACE. “Preventer” também possui um efeito rápido de interação e outro de reciclagem de recursos ao ser enviado para o cemitério.

Rescue-ACE Turbulence é o boss monster do arquétipo, e assim como o “Hydrant”, é fundamental para nossa estratégia. Além de possuir um efeito de interação, “Turbulence” possui a capacidade insana de trazer até 4 cards direto do deck, entre magias rápidas e armadilhas normais do arquétipo.

Loading icon

EMERGENCY! é a magia de consistência do arquétipo e é extremamente relevante para o sucesso da sua estratégia, uma vez que apenas após o seu lançamento o deck se tornou relevante no cenário competitivo.

A magia de campo do deck, Rescue-ACE HQ, é mais um card interessante, tanto por fornecer uma “normal summon” adicional quanto por reciclar recursos enquanto compra 1 card.

Ad

Loading icon

Chegamos aos “alvos” do efeito de seu boss monster Rescue-ACE Turbulence, que são uma mescla de efeitos de interação e reciclagem de recursos, além de receberem efeitos adicionais enquanto o Rescue-ACE Hydrant está em campo.

Loading icon

Ambos os cards possuem a função de melhorar a consistência do deck; a One for One pode facilmente alcançar seu Rescue-ACE Hydrant ou até mesmo o Jet Synchron. Já a Reinforcement of the Army funciona geralmente como mais uma cópia do Rescue-ACE Air Lifter.

Loading icon

Called by the Grave é uma tech com função dupla, e, além de ajudar como proteção contra a maioria das handtraps, é bastante forte para interagir com a engine dos decks adversários, principalmente agora que o meta está mais direcionado a decks que abusam do cemitério.

Loading icon

Além de ser um bom “boardbreaker”, Kurikara Divincarnate pode ser acessada através de sua engine “Diabellstar”. Devido a isso, é interessante manter 1 cópia dela em seu main deck, pois, ao mesmo tempo em que constrói sua jogada, é possível adicionar 1 tech para a volta, caso seu campo seja quebrado por seu oponente.

Loading icon

As demais techs selecionadas são handtraps, escolhidas por serem boas contra os decks principais do formato.

Deck Adicional

Loading icon

Os link-1 em seu extra deck servem para quando você precisa ter o Rescue-ACE Hydrant no cemitério, e, além disso, o Relinquished Anima tem uma utilidade maior quando você joga em segundo por poder lidar com um monstro do oponente.

Loading icon

S:P Little Knight é a atração principal do extra deck, pois além de ser uma interação excelente durante o turno do oponente, pode ser muito útil para te ajudar a proteger suas jogadas. Porém, quando optar por não invocá-la em seu próprio turno, o ideal é passar com a I:P Masquerena para acionar a “Little Knight” no próximo turno e, dessa forma, tirar o máximo dela.

Loading icon

Hiita the Fire Charmer, Ablaze e Salamangreat Sunlight Wolf são bons links genéricos para o atributo Fogo, portanto, são bem úteis no deck em momentos que você não conseguir combar ou no grind após ter sua mesa quebrada.

Loading icon

O “pacote” “Knightmare” também é composto por links genéricos, mas dessa vez sem relação com o atributo. Knightmare Phoenix é uma boa remoção de magias/armadilhas, enquanto Knightmare Unicorn pode lidar com qualquer tipo de carta em campo, e é ideal contra cartas que você não quer ver no cemitério.

Além disso, o Knightmare Unicorn é muito bom para jogadas de OTK, nas quais você o utiliza para escalar para o link-4 Accesscode Talker, que é o melhor finalizador do deck.

Ad

Loading icon

Com o retorno dos decks que exploram bem o cemitério ao metagame, Abyss Dweller é extremamente forte no formato, porém, para conseguir invocá-lo, é necessário passar pelo Proxy F Magician e invocar o Mudragon of the Swamp, que será usado como material xyz.

Loading icon

Baronne de Fleur e Borreload Savage Dragon são os omni-negate que você pode acessar através das jogadas de Jet Synchron. Apesar de não serem tão frequentes, aumentam bem o teto do seu campo final quando invocados.

Objetivo do Rescue-Ace Diabellstar

O objetivo do Rescue-Ace Diabellstar é principalmente chegar ao seu boss Rescue-ACE Turbulence e jogar suas 4 cartas direto do deck, enquanto mantém o Rescue-ACE Hydrant em campo para garantir os efeitos adicionais de suas interações.

Além disso, a I:P Masquerena será uma figura presente em sua mesa final, junto com mais um monstro aleatório para servir como matéria link através do efeito da “I:P”.

Apesar do deck possuir outras linhas de combo, essa é sua mesa principal na maioria das vezes e muito provavelmente só muda caso você queira jogar em volta de alguma tech pós-side, ou quando você quer ter uma mesa com interações mais eficazes para uma matchup específica.

Combo Padrão

Deixarei a seguir o combo padrão se você abrir com WANTED: Seeker of Sinful Spoils + 1 card aleatório:

> Primeiramente, ative o efeito da WANTED: Seeker of Sinful Spoils para colocar a Diabellstar the Black Witch na sua mão (Lembre-se de fazer isso ainda na Draw Phase para jogar em volta de um possível Droll & Lock Bird do oponente);

> Agora, invoque a Diabellstar the Black Witch através de seu próprio efeito, enviando o card restante em sua mão para o cemitério;

> Em seguida, ative o efeito da Diabellstar the Black Witch para jogar a Original Sinful Spoils - Snake-Eye em sua zona de magias/armadilhas;

> Ative a Original Sinful Spoils - Snake-Eye enviando a Diabellstar the Black Witch para o cemitério para invocar o Rescue-ACE Hydrant direto do seu deck;

> Ative o efeito do Rescue-ACE Hydrant para adicionar o Rescue-ACE Air Lifter do seu deck à sua mão;

> Faça a invocação-normal do Rescue-ACE Air Lifter e ative seu efeito para adicionar a EMERGENCY! do seu deck à sua mão;

> Ative a EMERGENCY! para invocar o Rescue-ACE Turbulence direto do seu deck (tributando o Rescue-ACE Air Lifter) e, em seguida, ative seu efeito para jogar 4 cards Rescue-Ace do deck em sua zona de magias/armadilhas;

Loading icon

> Assim, ative a ALERT! para adicionar o Rescue-ACE Preventer do seu deck à sua mão e, logo em seguida, invoque-o através de seu próprio efeito ao banir o Rescue-ACE Air Lifter em seu cemitério;

> Agora, utilize Rescue-ACE Preventer e Rescue-ACE Turbulence como matéria link para a invocação da I:P Masquerena;

Ad

> Ao ser enviado para o cemitério, Rescue-ACE Preventer pode ativar seu efeito para invocar de volta o Rescue-ACE Air Lifter que estava banido.

Dessa forma, seu campo terminará assim:

Image content of the Website

Assim, você terá como interação no próximo turno a I:P Masquerena acionando a S:P Little Knight. Além disso, terá os cards em seu backrow com seus efeitos melhorados por ter o Rescue-ACE Hydrant em campo e sua RESCUE! também poderá acessar o Rescue-ACE Preventer para ser mais uma interação caso necessário.

Matchups Principais do Formato

O campo final do Rescue-Ace Diabellstar não tem um teto de poder tão alto, porém, suas cartas armadilhas tornam-se muito fortes quando você consegue jogá-las e manter o Rescue-ACE Hydrant em campo. Além disso, contando com mais as duas interações da S:P Little Knight, seu campo se fortalece, apesar de estar um pouco abaixo da mesa de alguns outros concorrentes.

Apesar disso, o deck ainda é um forte candidato à melhor deck do formato, não por ser extremamente forte, mas por ser forte o suficiente e muito versátil. Outro ponto forte é não ser tão dependente do cemitério e não sofrer contra interações como “Bystial’s” e D.D. Crow. Além disso, o deck também consegue jogar em volta de interações de alto impacto como Nibiru, the Primal Being e Droll & Lock Bird.

Desde o banimento do Kashtira Arise-Heart e saída do “Kashtira” do metagame, o formato está bastante aberto e é difícil prever quais serão os melhores decks. Porém, até o momento, decks como Tearlaments, Unchained e Purrely parecem estar entre os mais sólidos, portanto, são o foco inicial dos jogadores principais.

Apesar de ter um “go second” interessante, o Rescue-Ace Diabellstar pode ter dificuldade para passar por cima de um campo já formado dos decks citados acima, por isso, interagir com o oponente no “turno 0” é de extrema importância, seja através de suas techs ou de suas pseudo-handtraps de engine.

Já ao jogar em primeiro, você possui uma boa vantagem, pois seu deck possui formas de lidar com cada um desses rivais, principalmente pós side. Além disso, Tearlaments e Unchained não possuem tanto espaço para techs, lhe dando mais chances de combar livremente.

Conclusão

E aí, o que acharam do deck? Espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre ele e que se divirtam bastante com ele.

Fique à vontade para dar sua opinião aqui nos comentários. A Cards Realm agradece sua colaboração!