Introdução
Pouco mais de um mês após a última Banlist, sem nenhum aviso prévio por parte da Konami ou expectativa por parte dos jogadores, foi divulgada uma nova atualização na Lista de Proibidas & Limitadas do Yu-Gi-Oh! TCG.
A nova Banlist entrará em vigor a partir de 27 de outubro de 2025, e sua existência se deve ao aumento repentino de estratégias abusando de Floodgates que são verdadeiros “FTKs”.
Análise da Lista de Proibidas & Limitadas do Yu-Gi-Oh! - Outubro 2025
Proibidas

Archnemeses Protos

Archnemeses Protos retorna ao banimento após uma breve saída, dessa vez, por estar presente em algumas Decklists de Vanquish Soul e Ryzeal (este podendo acessá-lo via Infernal Flame Banshee).
Uma vez que o META se orientou ao uso de Board Breakers, essa estratégia ganhou bastante força nos Decks capazes de explorá-la. Punindo os adversários que optaram por retirar as Handtraps do Deck com um FTK.
Artifact Mjollnir

Artifact Mjollnir se popularizou bastante no Metagame do Yu-Gi-Oh! após a chegada dos K9, tornando-se um verdadeiro tormento para os demais jogadores.
O “Mjollnir Lock” foi um FTK tão poderoso quanto o “Scythe Lock” em seu auge, só não era tão genérico, e esse banimento é mais do que merecido.
Barrier Statue of the Drought & Barrier Statue of the Inferno

Barrier Statue of the Drought e Barrier Statue of the Inferno finalmente chegam a Banlist para acompanhar a Barrier Statue of the Stormwinds. Apesar de não estarem no auge do seu uso, podiam ser utilizadas por Decks periféricos como Odion/Apophis e Fire King.
O ponto negativo é que as demais cartas do tema, Barrier Statue of the Torrent, Barrier Statue of the Heavens e Barrier Statue of the Abyss continuam livres, quando claramente deveriam ter feito parte desse Hit preventivo.
Fossil Dyna Pachycephalo

Fossil Dyna Pachycephalo é um card bastante conhecido por fazer parte de Decks Stun. Porém, dessa vez ele passou a ser usado no Mitsurugi, um dos principais Decks do formato.
Sabemos bem que um card historicamente Anti-Meta sendo usado nas melhores estratégias do jogo é um sinal de perigo, e estamos muito agradecidos pela Konami providenciar esse banimento.
Evilswarm Ouroboros

Evilswarm Ouroboros é o único card de Extra Deck dessa Banlist e, conquistou sua vaga graças ao Ryzeal Onomat, que conseguia abusar do seu efeito para aplicar um combo de Hand Loop nos adversários.
Apesar de não ser tão nocivo quanto as Floodgates presentes nesta lista, ele ainda é pivô de uma interação extremamente desbalanceada. Logo, seu banimento também faz muito bem ao jogo.
Dimensional Barrier

Dimensional Barrier é uma carta problemática há anos e, muitos desacreditaram que um dia seria banida. Isto porque a Konami a ignorou em diversas oportunidades, nos levando a acreditar que ela seria “intocável”.
Felizmente, o rumo da história mudou e a Konami optou por bani-la. Esse banimento tem tudo para melhorar o jogo, tanto a curto quanto a longo prazo.
Opinião Geral Sobre a Banlist
Apesar do caráter emergencial da Banlist, a lista surpreendeu a comunidade ao banir todas as Floodgates do formato. Essa foi uma atualização direta e sem rodeios, apenas com cartas proibidas. Mas terá um impacto imediato no ambiente competitivo, retirando do jogo diversas interações prejudiciais à saúde do Yu-Gi-Oh!
Embora o formato ainda mantenha as mesmas bases do META anterior, a ausência das Floodgates abre espaço para um jogo mais fluido, com menos partidas travadas e maior valorização da interação entre os duelistas.
No geral, esta pode ser considerada uma das melhores Banlists já lançadas: enxuta, precisa e focada apenas em remover cartas realmente problemáticas, sem comprometer a diversidade do formato ou cometer “injustiças”.
Conclusão
Mas e você, o que achou da Banlist? Sentiu falta de alguma carta? Deixe sua opinião nos comentários.
Para obter mais informações sobre o universo Yu-Gi-Oh! TCG, continue acompanhando nossos artigos.
A Cards Realm agradece sua colaboração!












— Комментарии 0
, Реакции 1
Прокомментируйте первым