Yu-Gi-Oh TCG

Opinion

Yu-Gi-Oh! TCG: Análise da Banlist de Abril de 2024

, Comment regular icon0 comments

Neste artigo, vou analisar a banlist do Yu-Gi-Oh! TCG de abril de 2024, que entrará em vigor em 15 de abril de 2024 nas Américas, mas apenas em 22 de abril de 2024 nas demais regiões (EU, ME, África, e Oceania).

Edit Article

Introdução

A primeira banlist de 2024, que foi muito esperada pela maioria dos jogadores de Yu-Gi-Oh! TCG, finalmente chegou! Apesar da demora, em 13 de abril de 2024 a Konami mais uma vez atualizou a lista de cartas proibidas e limitadas; as mudanças entrarão em vigor em 15 de abril de 2024 nas Américas, mas apenas em 22 de abril de 2014 nas demais regiões (EU, ME, África, e Oceania).

Mesmo que não inutilize nenhum deck, a banlist nova promete influenciar bastante o metagame, já que alterou cards muito populares no cenário competitivo do Yu-Gi-Oh! TCG. Além disso, ela manteve sua proposta anterior (restringir floodgates), mas em compensação trouxe de volta ao jogo alguns monstros problemáticos que têm efeitos de floodgate.

Ad

Confira a seguir todas as mudanças para o formato novo do Yu-Gi-Oh! TCG.

Proibidas

Image content of the Website

Loading icon

Muito popular nos decks do formato atual e principalmente nas variantes de Snake-Eye, Linkuriboh definitivamente precisava de um ban.

Além de melhorar o início dos combos do Snake-Eye, ele tornava esses decks mais resistentes contra interações que precisam escolher um alvo, como as handtraps Infinite Impermanence, Effect Veiler, e Ghost Mourner & Moonlit Chill.

Este card também era muito importante para jogadas com Decode Talker Heatsoul, que, portanto, não será mais popular no Snake-Eye.

Loading icon

O banimento da Baronne de Fleur e do Borreload Savage Dragon foi uma surpresa para alguns jogadores, mas um alívio para outros.

A mensagem que a Konami passa com esses bans é que ela não quer um formato dominado por omni-negates, algo que parte da comunidade sempre criticou, já que eles nos permitem montar campos “inquebráveis”. Se esses banimentos são bons ou ruins para o jogo, ainda não sabemos, mas a variante Synchro do Snake-Eye muito provavelmente será menos popular, e o principal “negate” do formato muito provavelmente será a Apollousa, Bow of the Goddess.

Loading icon

Summon Limit era, possivelmente, a floodgate mais popular do formato; a usávamos até mesmo no Snake-Eye, mas principalmente contra ele.

Já que este card é completamente anti-jogo, este banimento agradará à maioria dos jogadores, que agora terão uma floodgate a menos para se preocupar durante as partidas.

Limitadas

Image content of the Website

Loading icon

Apesar dessa banlist focar em restringir floodgates, a Konami decidiu liberar o Archnemeses Protos, que é uma floodgate em forma de monstro. Acredito que a maioria dos jogadores não gostou dessa decisão, com exceção dos jogadores de Swordsoul, que talvez voltem a usá-lo e se tornem os maiores predadores dos decks de Fogo por inutilizarem esse atributo.

Loading icon

Tidal, Dragon Ruler of Waterfalls é o último Dragon Ruler que foi desbanido, e, apesar de seu efeito ser melhor que seus companheiros de arquétipo, não deve impactar o metagame assim como os demais Dragon Rulers.

Loading icon

Thunder Dragon Colossus é mais um monstro floodgate que será desbanido. Se muitos já reclamam do Droll & Lock Bird, o que dizer do “Colossus”, que sequer nos permite mover cartas do deck para nossa mão?

Além de ter um efeito bastante forte, Thunder Dragon Colossus é extremamente genérico devido ao Nemeses Corridor, que nos permite invocá-lo mais facilmente. Por causa disso, este monstro definitivamente pode aparecer nos decks competitivos do formato.

Loading icon

O retorno do Majespecter Unicorn - Kirin era bem previsível, já que seu arquétipo recebeu uma carta de apoio excelente recentemente: o Majespecter Orthrus - Nue. Apesar de agora ele ter seu boss monster, além do card novo, o Majespecter muito provavelmente não terá muito destaque no cenário competitivo, e só será um bom deck rogue.

Ad

Loading icon

Chicken Game é mais uma surpresa que retornará ao jogo, tanto pelo seu efeito (que é praticamente uma Upstart Goblin) quanto por não conseguirmos imaginar um motivo claro para trazê-la de volta. Apesar disso, ela pode ser muito útil em decks que dependem da sua magia de campo, e é um bom alvo para a Set Rotation.

Loading icon

Finalmente chegamos ao único card da lista de limitadas que será restrito, e não retornará ao jogo. Anti-Spell Fragrance é uma floodgate que há anos está no radar do metagame, e há anos muitos jogadores queriam que ela fosse banida. Apesar de seu ban ainda estar longe, limitá-la é um bom começo, já que sua popularidade vai diminuir.

Semi-limitadas

Image content of the Website

Loading icon

Anteriormente limitado e agora com mais uma cópia liberada, Armageddon Knight não deve ter nenhuma relevância no cenário competitivo do Yu-Gi-Oh! TCG, e provavelmente será totalmente ilimitado numa próxima banlist.

Loading icon

Purrely Delicious Memory também passou de limitado para semi-limitado, e a razão por trás disso é a sua suposta matchup favorável contra o Snake-Eye. Se a consistência do Purrely melhorar, este deck talvez ameace dominância do Snake-Eye, que, pelo menos nesse início de formato, terá que encontrar uma build nova.

Ilimitadas

Image content of the Website

Loading icon

Destiny HERO - Malicious passou de semi-limitado à totalmente livre, o que é, novamente, algo inesperado, já que este card é extremamente genérico e costuma ser abusado em decks de combo. Acredito que, assim como em outros momentos que este card esteve liberado à 3 cópias, logo ele será semi-limitado novamente.

Loading icon

A liberação de Orcust Harp Horror, Speedroid Terrortop, e Sky Striker Mobilize - Engage! já era esperada e, apesar de melhorarem os decks que as usam, não devem impactar o metagame.

Opinião Geral Sobre a Banlist

O metagame do Yu-Gi-Oh! TCG estava sendo dominado pelas variantes de Snake-Eye, considerado por muitos como um deck tier 0. Assim, muitos jogadores queriam ou esperavam mudanças para enfraquecer este deck, mas mesmo que os monstros que eram usados em seu extra deck tenham sido banidos, não foram hits tão relevantes assim.

Considero os banimentos desta lista ótimos para o estado do jogo, e o mesmo se aplica a sua única restrição (Anti-Spell Fragrance), que poderia facilmente ser um banimento. Quanto aos retornos de cards, considero alguns necessários e interessantes, mas outros prejudiciais ao jogo, como o Archnemeses Protos, Thunder Dragon Colossus, e Destiny HERO - Malicious.

Assim, meu veredito é que essa banlist é mediana, pois, apesar de alterar, com razão, algumas cartas, ela não reduziu o nível do principal deck do formato o suficiente, e trouxe de volta ao jogo cards problemáticos. A tendência é que o formato novo tenha o Snake-Eye puro e o Fire King Snake-Eye como decks principais, seguidos por Voiceless Voice.

Ad

Conclusão

Mas e você, o que achou desta banlist? Sentiu falta de alguma carta? Deixe sua opinião nos comentários.

Para obter mais informações sobre o universo Yu-Gi-Oh! TCG, continue acompanhando nossos artigos.

A Cards Realm agradece sua colaboração!