Sobre o Traptrix
Traptrix é um arquétipo formado por monstros femininos do tipo Inseto e Planta e do atributo Terra, que interagem com o sub-arquétipo de cartas armadilhas “Trap Hole”. E, apesar de ser um arquétipo antigo, recebeu excelentes suportes no início do ano com o lançamento do Structure Deck: Beware of Traptrix.
Desde então, o deck é uma opção muito boa para aqueles que pretendem ter um deck competitivo sem precisar gastar valores absurdos. Além de possuir um preço acessível para os padrões do Yu-Gi-Oh!, outra grande vantagem do deck é que ele possui uma boa matchup contra o meta atual do formato Avançado. Assim, se for bem pilotado por um player casual, ainda existem boas chances de vencer os decks mais fortes do jogo, tornando o duelo mais equilibrado.
Ad
Confira a seguir como funciona o deck Traptrix!
Decklist
Deck Principal
Aqui estão seus principais starters, sendo Traptrix Myrmeleo a buscadora de armadilhas “Hole” e Traptrix Mantis a buscadora de monstros “Traptrix”. Apesar de não serem capazes de gerar um combo extenso sozinhas, conseguem te proporcionar pelo menos uma interação.
Traptrix Pudica é um pseudo-starter devido ao seu efeito de adicionar a magia de campo do arquétipo à sua mão, porém, não funciona muito bem quando é o único monstro em sua mão. Além disso, é uma interação muito forte quando trazida ao campo por invocação-especial.
Já o Traptrip Garden é mais uma das grandes cartas do deck, por funcionar como extender e também como proteção por destruição em batalha.
Traptrix Arachnocampa é o seu principal extender de main deck e só não é melhor por te travar na invocação de monstros do tipo Planta e Inseto, impedindo que você acesse seus Rank 4 genéricos após ativar seu efeito. Em contrapartida, possui um bom efeito de proteger as magias/armadilhas em seu campo.
Traptrix Dionaea é uma peça importante em seu combo por reciclar suas “Trap Hole” ou seus “Traptrix”. Apesar de não ser uma carta boa de se abrir na mão inicial, é uma excelente “normal summon” no grind game, quando é muito importante recuperar seus recursos.
Traptrix Holeutea é possivelmente o melhor suporte que o deck recebeu e muito importante em seu combo inicial por ser um extender (agora buscável) em forma de carta armadilha, função que antes era realizada apenas pela The Phantom Knights of Shade Brigandine, que apesar de não pertencer ao arquétipo, possui grande sinergia com ele. Além disso, a “Holeutea” funciona também como interação e/ou follow-up devido ao seu efeito de invocar monstros “Traptrix” do cemitério.
As armadilhas “Trap Hole” são geralmente suas principais formas de interação, porém, é interessante não usá-las em grandes quantidades, uma vez que é de grande importância ter um bom espaço para techs. Apesar disso, não é difícil colocá-las em campo, uma vez que o deck está bastante consistente e pode buscá-las ou baixá-las diretamente do deck com facilidade.
Para iniciar as techs, Harpie's Feather Duster é bastante útil e interessante em diversas matchups, e por ser um card limitado, não haverá o risco de abrir com múltiplas cópias dela contra decks que não costumam baixar cards no backrow.
As demais techs são uma mistura entre handtraps e boardbreakers, tendência que novamente se popularizou no formato após a última banlist entrar em vigor.
Ad
O principal destaque vai para a Evenly Matched, carta totalmente orientada para o “go in second” sendo usada no main deck num deck que pretende ir primeiro sempre que tiver a oportunidade. Porém, isso não é totalmente contraditório, uma vez que se você a tem na mão inicial enquanto joga primeiro, pode utilizá-la como descarte da sua Traptrix Holeutea.
Deck Adicional
Traptrix Sera é com certeza a melhor carta do seu arquétipo e sua estratégia gira em torno dela, que pode acessar suas interações de monstros ao invocá-los, ou baixar suas armadilhas diretamente do deck.
Já a Traptrix Atypus, além de ser um negate, pode ser muito importante para te ajudar a finalizar jogos devido ao seu efeito de aumentar o ATK das “Traptrix” em 1000 pontos.
Aussa the Earth Charmer, Immovable é um carta bastante útil num deck formado por monstros do atributo Terra. Além de buscar follow-up quando destruída, pode ser muito útil ao “roubar” monstros fortes do cemitério do oponente, como um Kashtira Fenrir, por exemplo.
Caso você não consiga finalizar o duelo usando apenas as “Traptrix”, Borrelsword Dragon é uma excelente opção para te ajudar a acabar com os pontos de vida do seu adversário, devido aos seus efeitos na fase de batalha.
Traptrix Rafflesia é seu xyz mais importante e, além de proteger suas “Traptrix” de destruição por efeitos, é capaz de te proteger de handtraps e também lidar com efeitos de monstros no cemitério ou campo do oponente.
Já a Traptrix Pinguicula é mais uma buscadora de monstros “Traptrix” e, se combinada com a Traptrix Pudica, pode impedir que o oponente recupere seus recursos.
Quanto a Traptrix Allomerus, ela possui um efeito capaz de garantir seu follow-up, e geralmente é usada quando você quer colocar mais monstros na mesa para partir para o otk.
Aqui temos o pacote de xyz rank 4 genéricos do deck, com opções variadas de efeitos.
Time Thief Redoer é muito interessante quando você inicia a partida e fornece um bom controle, enquanto Number 41: Bagooska the Terribly Tired Tapir é uma boa forma de segurar o jogo quando não for mais possível continuar com seu combo padrão.
Tornado Dragon é uma boa forma de lidar com o backrow do oponente. E, por último, Evilswarm Exciton Knight é bastante útil ao jogar segundo por sua capacidade de destruir todo o campo do oponente.
Para finalizar, Divine Arsenal AA-ZEUS - Sky Thunder é um grande boss monster para qualquer deck que use monstros xyz por sua capacidade de limpar o campo, de forma semelhante ao Evilswarm Exciton Knight, porém com a vantagem de enviar os demais cards para o cemitério sem destruí-los, e dessa forma, ignorar proteções contra destruição de cards.
Ad
Objetivo do Traptrix
Como já mencionado anteriormente, a estratégia do Traptrix gira em torno da Traptrix Sera, e você precisa mantê-la sempre em campo. Durante seu combo, ela vai te gerar pelo menos 1 interação, ao baixar uma armadilha “Trap Hole” direto do seu deck. Além disso, também invocará um monstro “Traptrix” do deck, que será usado como material para a invocação de um xyz Rank 4, que geralmente será a Traptrix Rafflesia se você optar por ser conservador, porém, pode ser qualquer outro xyz caso você ache mais interessante.
Dessa forma, na maioria das vezes, seu campo final será formado por: Traptrix Sera + xyz Rank 4 + pelo menos 1 armadilha “Trap Hole”. Apesar de parecer simples, esse é um campo bastante forte, principalmente se, além disso, você tiver a Traptrix Holeutea em seu cemitério em condições de ser mais uma interação.
Além de gerar múltiplas interações, o deck tem a capacidade de dividi-las entre campo, backrow e cemitério, algo que pode ser difícil de se lidar.
Combo Padrão
Deixarei a seguir o combo padrão se você abrir com Traptrix Myrmeleo + Floodgate Trap Hole (também funciona com qualquer outra armadilha “Trap Hole”):
>Primeiramente faça a invocação-normal da Traptrix Myrmeleo e ative seu efeito para adicionar a Traptrix Holeutea à sua mão;
>Em seguida use a Traptrix Myrmeleo como material para a invocação-link da Traptrix Sera;
>Agora, baixe a Traptrix Holeutea e a ative, descartando a Floodgate Trap Hole como custo para invocá-la como um monstro;
>Após este efeito resolver, ative o efeito da Traptrix Sera e invoque a Traptrix Dionaea do seu deck;
>Ao invocar a Traptrix Dionaea, ative seu efeito para alvejar a Floodgate Trap Hole no seu cemitério, e baixá-la em seu campo;
>Após este efeito resolver, ative o outro efeito da Traptrix Sera e selecione uma armadilha “Trap Hole” que esteja em seu deck para ser baixada em seu campo, como por exemplo a Traptrix Trap Hole Nightmare;
>Para finalizar, use a Traptrix Dionaea e a Traptrix Holeutea para realizar a invocação-xyz da Traptrix Rafflesia.
Dessa forma, seu campo terminará assim:
Principais Matchups do Formato
A principal matchup do formato é contra o Kashtira e, por sua vez, é bem interessante em favor do Traptrix. Além de utilizar diversas techs, incluindo a Evenly Matched no main deck, sua partida contra Kashtira é considerada boa por conta de suas cartas armadilhas, principalmente a Floodgate Trap Hole, que é excelente contra o principal deck do formato.
A matchup contra o Labrynth também pode ser considerada boa, uma vez que os monstros “Traptrix” de extra deck são inafetados por efeitos de cartas armadilha. A variedade de seu extra deck também é um ponto que te dá certa vantagem. Porém, cards como Skill Drain e Evenly Matched costumam ser usados pelo Labrynth, e isso pode desequilibrar a partida contra o Traptrix.
Ad
Para encerrar, agora temos a matchup contra o Spright Runick Live Twin, que precisa ser dividida para ser analisada. A engine “Runick” possui out tanto para suas cartas armadilhas quanto para seus monstros, fazendo com que ela seja muito boa contra você, algo que faz o “Runick” favorito contra o Traptrix.
Porém, apesar dessa desvantagem, ao jogar primeiro, suas interações são bem fortes contra as engines de Spright e de Live Twin, de forma que não é difícil pará-los. Assim, apesar de não ser uma matchup favorável, você pode obter vantagem se der sorte e iniciar a partida.
Conclusão
E aí, o que acharam do deck? Espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre e que se divirtam bastante com ele.
Estejam a vontade para dar sua opinião aqui nos comentários. A Cards Realm agradece sua colaboração!
— Comentarios0
Se el primero en comentar