Introdução
Com o lançamento de Cyberstorm Access, o metagame do Yu-Gi-Oh TCG muda novamente. A nova coleção trouxe para o jogo novos decks com muito potencial, como Mannadium e Purrely, e além deles, o Superheavy Samurai, que com toda certeza divide o posto de principal deck do formato com o Kashtira.
Assim, se no formato passado as staples mais utilizadas baseavam-se no quão boas eram contra o Kashtira, agora é necessário focar ainda mais no Superheavy Samurai - um deck extremamente versátil, capaz de montar campos quase inquebráveis.
Ad
O formato que antes estava repleto de board breakers, agora passa por uma crescente no uso de handtraps, pois entende-se que o Superheavy Samurai não pode completar seu combo, já que existem vertentes de “FTK” e de “hand loop”. Porém, as handtraps escolhidas devem também ser úteis contra o Kashtira, que pode crescer ainda mais por não ser mais o foco da maioria dos jogadores.
Sendo assim, confiram abaixo quais são as melhores staples para o novo formato do Yu-Gi-Oh!
Melhores staples do Yu-Gi-Oh em Maio 2023
10 - Performapal Five-Rainbow Magician
Apesar de não ser exatamente uma staple, Performapal Five-Rainbow Magician é uma tech para o novo formato, e será muito utilizada contra o Superheavy Samurai.
O motivo? Muitos dos principais monstros Superheavy Samurai só podem ativar seus efeitos se você não tiver magias/armadilhas em seu cemitério, ou seja, o deck é praticamente formado apenas por monstros, dessa forma, o “Five-Rainbow Magician” funciona de forma parecida com a Mystic Mine contra esse deck, já que geralmente não terá cards para baixar na zona de magias e armadilhas.
9 - Kurikara Divincarnate
Apesar dos board breakers estarem em baixa, se você for corajoso o suficiente para usar essa abordagem, Kurikara Divincarnate é a melhor opção. Primeiramente você terá que forçar as interações de monstros do oponente, depois disso é só invocá-la.
Seu ponto forte é que pode lidar com boards com múltiplos monstros, mas também é útil contra uma board com um único monstro, o que a faz bem mais versátil que um Kaiju, Lava Golem ou The Winged Dragon of Ra - Sphere Mode.
8 - Kashtira Fenrir
Apesar de ser uma carta de um dos arquétipos do meta, Kashtira Fenrir é extremamente genérico e, por isso, é utilizado em outros decks frequentemente e funciona como um Dinowrestler Pankratops melhorado.
Nesse formato, o principal deck a utilizá-lo será o Superheavy Samurai, que devido ao fato de não poder utilizar magias/armadilhas, contará com seus serviços para ter um out para floodgates como Anti-Spell Fragrance (que impede suas jogadas de pêndulo) e Performapal Five-Rainbow Magician.
7 - Dimension Shifter
Com a chegada do Superheavy Samurai ao meta, Dimension Shifter passa a ser obrigatório no main deck do Kashtira, por ser uma carta capaz de inutilizar 2 turnos do seu mais novo inimigo, além de absurda contra qualquer deck que depende do cemitério.
Apesar de ser uma handtrap de altíssimo impacto e bastante útil contra o novo deck, são poucos os decks que podem utilizá-la, fazendo dela uma carta de uso bastante específico, e por isso, não ocupa uma posição mais alta nesta lista.
6 - Nibiru, the Primal Being
Nibiru, the Primal Being é bastante relevante no novo formato e apesar de não ser bom contra todos os decks do meta, é forte contra os 2 principais decks, que são o Kashtira e o Superheavy Samurai, além de também ser muito forte contra os decks tier 2 e principais rogues.
Ad
Porém, apesar de ser útil, o card ocupa essa posição porque em algumas situações é possível minimizar seu impacto ao jogar em volta do mesmo, nesses casos, o “Nibiru” só será relevante se estiver acompanhado de mais uma handtrap.
5 - Ghost Ogre & Snow Rabbit
Ghost Ogre & Snow Rabbit é mais um card orientado para parar o Superheavy Samurai, e é excelente contra o deck, podendo ser útil em diversos momentos do combo, e capaz de pará-lo cedo.
Os melhores “alvos” da “Ghost Ogre” são: Superheavy Samurai Wagon; Superheavy Samurai Prodigy Wakaushi; Superheavy Samurai Monk Big Benkei; e Superheavy Samurai Scarecrow. Além disso, Ghost Ogre & Snow Rabbit é muito forte contra o Spright e Purrely.
4 - Infinite Impermanence, Effect Veiler, Ghost Mourner & Moonlit Chill
Nessa posição estou colocando 3 cards que possuem a mesma finalidade, mas que possuem diferentes formas de ativação, e por isso, serem melhores ou piores vai depender do deck que você está usando.
Infinite Impermanence é a opção mais versátil e menos vulnerável, por ser uma carta armadilha que pode ser usada direto da mão como uma handtrap ou como um board breaker, porém, não pode ser utilizada no Superheavy Samurai, já que o deck não pode ter magias/armadilhas em seu cemitério.
Entre as 3 opções, Effect Veiler será provavelmente a mais utilizada, pelo menos nas listas de Superheavy Samurai. As vulnerabilidades do card estão no fato de só poder ser utilizado durante o turno do oponente, e além disso, por precisar ser enviado para o cemitério como custo para poder ser ativado. Logo, se um Dimension Shifter resolver seu efeito, o “Veiler” é totalmente desligado, o mesmo vale para quando há um Kashtira Arise-Heart em campo.
Já a Ghost Mourner & Moonlit Chill costuma ser menos utilizada, mas ainda tem suas qualidades, além de causar dano aos pontos de vida do oponente, pode ser usada mesmo no caso de um Dimension Shifter ou um Kashtira Arise-Heart estarem banindo as cartas que deveriam ir para o cemitério. Porém, como desvantagem, a “Mourner” só pode negar os efeitos de monstros invocados por invocação-especial, e além disso, não possui efeito rápido, mas sim um efeito de gatilho, o que pode causar dúvidas de ruling em algumas situações.
3 - Ash Blossom & Joyous Spring
Ash Blossom & Joyous Spring é a handtrap mais genérica do jogo e se usada na hora certa, tem seu valor contra qualquer deck, principalmente quando pareada com outra handtrap. Porém, o novo formato pede interações de maior impacto, e por isso a “Ash” não está mais à frente na lista.
2 - Droll & Lock Bird
Droll & Lock Bird é capaz de sozinho interromper o combo do Superheavy Samurai, que precisa adicionar cards do deck à mão diversas vezes. Porém, dependendo do ponto onde o combo foi “parado”, ainda é possível colocar um Number 41: Bagooska the Terribly Tired Tapir ou até mesmo uma Baronne de Fleur em campo. Além disso, é necessário ter muito cuidado antes de ativar este card, pois se for ativado na hora errada, você pode ser extremamente punido pelo próximo card da lista!
Ad
1 - PSY-Framegear Gamma
PSY-Framegear Gamma ocupa a primeira posição da lista por conta de sua versatilidade, além de ser uma handtrap de alto impacto para interromper a jogada do oponente, o card é a única proteção do Superheavy Samurai contra cards como Dimension Shifter, Droll & Lock Bird e Ghost Ogre & Snow Rabbit enquanto seu jogador não controla cards de monstro, ou seja, quando o combo é iniciado através da Superheavy Samurai Motorbike ou do Superheavy Samurai Prodigy Wakaushi.
Por isso, o mais recomendado é só ativar esses cards contra o Superheavy Samurai depois que ele colocar um monstro em campo, e assim você estará “jogando em volta” de um possível PSY-Framegear Gamma.
Conclusão
Mas e aí, o que acharam da lista? Quais delas você usará no seu deck? Responda aqui nos comentários.
Para obter mais informações sobre o universo Yu-Gi-Oh! TCG continue acompanhando nossos artigos, a Cards Realm agradece sua colaboração!
— Комментарии0
Прокомментируйте первым