Sobre o Deck Centur-Ion
Centur-Ion é um arquétipo Synchro com design baseado em “animes mecha” clássicos (Gunbuster, Tengen Toppa Gurren Lagann, e Darling in the Franxx). É focado em colocar seus monstros na zona de magias/armadilhas como cartas de armadilha contínuas para invocar, rapidamente, monstros Synchro 8 ou 12, tanto em seu próprio turno quanto no turno do oponente.
Além disso, o nome deste arquétipo faz referência aos centuriões romanos da vida real, que foram comandantes de um grupo de 100 soldados: a centúria.
Ad
Recém lançado em Valiant Smashers, este arquétipo é bastante interessante e possui muito potencial para compor o metagame do Yu-Gi-Oh! TCG, uma vez que é um deck consistente, resiliente a interações de handtraps e tem muito espaço para tech cards. Além disso, é claro, é capaz de executar uma jogada forte com suas cartas-armadilha e uma invocação Synchro durante o turno do oponente, o que o torna capaz de acessar o FTK de Hot Red Dragon Archfiend King Calamity.
Confira abaixo como funciona o deck Centur-Ion!
Decklist
Deck Principal
Centur-Ion Primera e Centur-Ion Trudea são os monstros principais do seu deck principal, se caracterizando como starters de 1 card combo para a estratégia deste deck. Centur-Ion Primera se destaca por ser uma busca para qualquer tipo de card deste arquétipo, além de ser o único regulador do mesmo. Por sua vez, Centur-Ion Trudea pode aumentar seu nível em 4, te permitindo escolher se irá invocar Synchros 8 ou 12.
Já o Centur-Ion Emeth VI é um extender, útil durante suas interações durante o turno do oponente como material para uma invocação-Synchro, mas não é muito interessante tê-lo em sua mão, onde é considerado um “garnet”.
As principais magias deste arquétipo também funcionam como starters. O Emblema Oath, por exemplo, é uma “rota” deste arquétipo, mas incrivelmente não pode ser parada por uma Ash Blossom & Joyous Spring, além de também poder acessar suas cartas-armadilha.
Já a magia de campo, Stand Up Centur-Ion!, além de iniciar jogadas, também é responsável por suas interações no turno do oponente ao te permitir jogar uma invocação-Synchro após um monstro ser invocado por invocação-especial.
Para encerrar as magias deste arquétipo, temos a Centur-Ion Bonds, que é um extender tanto através de seu primeiro efeito, quanto do seu segundo no cemitério.
Quanto às suas armadilhas, Centur-Ion Phalanx é uma interrupção forte, pois traz seu efeito de banir um monstro, além de ser um extender com seu efeito no cemitério. Porém, sua defesa principal é a Centur-Ion True Awakening, que é um omni-negate.
Estas são as magias de consistência genéricas que compõem este deck. A Terraforming é uma cópia a mais de sua magia de campo, e a Pot of Desires é um card para melhorar o draw power de sua estratégia.
Para iniciar as tech cards deste deck, temos o Kashtira Fenrir, que funciona como uma interrupção a mais em campo quando você joga primeiro, e como um board breaker quando joga em segundo. Além dele, a Triple Tactics Talent também possui dupla função, podendo punir interações por meio de handtraps ou quebrar o campo adversário ao roubar um de seus monstros.
Ad
As handtraps escolhidas são as que estão sendo mais usadas no momento. Optamos pelas que teoricamente funcionam melhor contra a maioria dos decks do metagame, que, por estar muito aberto, pode desalinhar algumas matchups.
Para finalizar as handtraps, optei pela Ghost Ogre & Snow Rabbit, que promete crescer no formato conforme a popularidade do “Centur-Ion”, já que é uma carta muito boa contra este deck, e é fundamental na mirror match.
Deck Adicional
Centur-Ion Legatia é o boss monster deste arquétipo e, apesar de não possuir efeitos insanos, é bem interessante por proteger seus monstros menores, fornecer uma interação de destruição, e também reciclar um de seus monstros na fase final. Além disso, devido ao seu alto ATK, ajuda este deck a executar um otk com facilidade.
Estes são os responsáveis pela interação mais forte deste deck, que é considerada injusta pela maioria dos jogadores. Através do Efeito Rápido do Crimson Dragon, você pode invocar o Hot Red Dragon Archfiend King Calamity durante o turno do oponente, praticamente garantindo sua vitória.
Para finalizar os monstros Synchro deste deck, temos o Cosmic Blazar Dragon, que é bastante versátil por contar com 3 efeitos bem interessantes, que o tornam uma interrupção extremamente forte.
Este deck também conta com alguns monstros xyz úteis para algumas situações específicas: Abyss Dweller é extremamente forte contra decks dependentes do cemitério; Number 41: Bagooska the Terribly Tired Tapir é bem importante em momentos quando você precisa segurar o jogo para ganhar tempo; e o Dingirsu, the Orcust of the Evening Star é bastante útil por poder remover e lidar com um monstro do oponente sem destruí-lo, além de poder ser usado para você montar jogadas de “ZEUS”.
Divine Arsenal AA-ZEUS - Sky Thunder é um card muito utilizado em momentos quando você não tem acesso à sua jogada padrão e precisa limpar o campo adversário. Geralmente é usado quando a partida se estende além do normal.
Já o Super Starslayer TY-PHON - Sky Crisis, assim como o “ZEUS”, é usado quando você não pode combar, mas, além disso, funciona muito bem como out contra um “ZEUS” no campo do oponente, ou até mesmo outros monstros com mais que 3000 de ATK.
Artemis, the Magistus Moon Maiden está nesta lista para lhe dar a possibilidade de ativar o primeiro efeito da S:P Little Knight em sua invocação, se necessário.
Ad
Além de ser uma carta de follow-up se destruída, Dharc the Dark Charmer, Gloomy é bem importante por poder roubar monstros do Atributo Trevas do cemitério do oponente, e, mesmo que não seja um monstro relevante, pode ser usado para invocar a Selene, Queen of the Master Magicians, que te ajuda a montar o otk com o Accesscode Talker.
Objetivo do Deck Centur-Ion
O objetivo do Centur-Ion é ter sua magia de campo, Stand Up Centur-Ion!, ativa, enquanto controla seu boss monster: Centur-Ion Legatia. Além disso, é essencial ter a Centur-Ion Primera e a Centur-Ion Trudea em sua zona de magias/armadilhas e o Centur-Ion Emeth VI no cemitério.
Montando esta mesa, durante a fase principal do seu oponente, você pode colocar em ação os efeitos de seus monstros no backrow e cemitério para eles se invocarem. Em seguida, jogará uma invocação-Synchro através da Stand Up Centur-Ion!, que geralmente trará Crimson Dragon. Depois, usará seu efeito para invocar o Hot Red Dragon Archfiend King Calamity, que pode inutilizar o turno do oponente, impedindo-o de ativar efeitos de cartas.
Combo Padrão
Deixarei a seguir o combo padrão se você abrir com Centur-Ion Trudea + 1 card aleatório para descartar:
> Primeiramente, faça a invocação-normal da Centur-Ion Trudea e, em seguida, ative seu efeito para mover ela mesma e também uma Centur-Ion Primera (do seu deck) para a zona de magias/armadilhas;
> Agora, ative o efeito da Centur-Ion Primera para se invocar como um monstro e, em seguida, adicione o Stand Up Centur-Ion! à sua mão através de seu efeito de busca;
> Ative sua magia de campo e utilize seu efeito para mover um Centur-Ion Emeth VI do seu deck para sua zona de magias/armadilhas (lembre-se de descartar 1 card de sua mão);
> Em seguida, ative o efeito do Centur-Ion Emeth VI de se invocar como um monstro e o utilize junto da Centur-Ion Primera para fazer a invocação-Synchro do Centur-Ion Legatia, que irá te permitir comprar 1 card ao ser invocado;
Supondo que nessa compra você tenha acesso ao Emblema Oath, você pode utilizá-lo para jogar a Centur-Ion True Awakening direto do deck, e ela vai garantir a proteção à sua jogada no próximo turno.
> Durante sua fase final, use o efeito do Centur-Ion Legatia para mover a Centur-Ion Primera do seu cemitério em sua zona de magias/armadilhas novamente;
Dessa forma, seu campo terminará assim:
> Durante a fase principal do turno do oponente, você poderá invocar tanto a Centur-Ion Primera quanto a Centur-Ion Trudea da sua zona de magias/armadilhas e em seguida, invocará o Centur-Ion Emeth VI do seu cemitério (ao retornar a Centur-Ion Trudea para a zona de magias/armadilhas);
> Após a resolução deste efeito, sua magia de campo, Stand Up Centur-Ion!, pode ser ativada para invocar o Crimson Dragon usando Centur-Ion Primera e Centur-Ion Emeth VI como material;
Ad
> Após sua invocação, ative o efeito do Centur-Ion Emeth VI alvejando o Centur-Ion Legatia para invocar um outro monstro Synchro 12, e o retornar para o extra deck;
> Resolva o efeito ao invocar o Hot Red Dragon Archfiend King Calamity, que ao ser invocado ativará seu efeito (que não pode ser respondido) que impede o oponente de ativar cards, e, além disso, não permite que ele ative os efeitos de cards em seu controle.
Dessa forma, seu campo terminará assim:
Principais Matchups do Formato
O Centur-Ion possui uma jogada curta e bastante consistente que é capaz de jogar em volta de handtraps de alto impacto, como Nibiru, the Primal Being e Droll & Lock Bird, e também de board breakers, com uma finalização de um FTK. Apesar disso, este deck não é imparável e pode ser interrompido por interações de impacto menor, se usadas em conjunto. Ghost Ogre & Snow Rabbit é a arma principal para derrotar este deck.
Este deck possui bastante vantagem contra decks que não possuem espaço para uma boa quantidade de handtraps, ou que optem por não utilizá-las, principalmente ao jogar em primeiro, quando é possível aplicar seu combo e vencer sem maiores preocupações. Já ao jogar em segundo, ele tem dificuldade para quebrar campos consolidados e depende de suas tech cards para baixar o teto de poder do campo adversário.
Assim, a forma principal de counterar o Centur-Ion é usar um deck com um bom espaço para techs, e, além disso, focar em usar as que forem úteis contra o mesmo. Do contrário, este deck poderá facilmente passar por cima dessas interações.
Conclusão
E aí, o que acharam deste deck? Espero que vocês tenham gostado de saber mais sobre ele e que se divirtam bastante com ele.
Fique à vontade para dar sua opinião aqui nos comentários. A Cards Realm agradece sua colaboração!
— Комментарии0
Прокомментируйте первым